QUARENTENA POSITIVA JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

QUARENTENA POSITIVA JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

31/03/2020
Alberto Reis

A pandemia da doença Covid-19 fez com que eventos ao redor do mundo fossem cancelados e vários países do mundo entrassem em quarentena. Com a determinação de que as pessoas fiquem em casa e não saiam por motivo algum, a comunicação passou a ficar dificultada entre familiares e amigos.

Para fornecer alternativas a fim de diminuir o isolamento das pessoas, a tecnologia conta com recursos que permitem várias formas para entrar em contato com as pessoas queridas. Separamos alguns desses formatos e em quais ferramentas você poderá utilizá-los. Confira a seguir:

Apps de mensagem

Forma mais comum de comunicação na atualidade, os mensageiros consistem na forma mais fácil e simples de conversar com familiares e amigos. Por meio de aplicativos como WhatsApp, Messenger e Telegram, você consegue se manter em contato com as pessoas a todo o momento.

A vantagem aqui é a possibilidade de estar em contato durante qualquer atividade. Isso significa que você conversa sem ter um grande preparo para isso, como usar um fone de ouvido ou se manter em um espaço para usar a câmera, e pode responder sem ser de imediato.

Chamadas de voz e vídeo

Dentro dos principais mensageiros, há opções para você realizar chamadas de voz e vídeo com seus contatos. No caso da primeira opção, funcionaria de forma semelhante a uma ligação comum. Contudo, com as pessoas em casa usando Wi-Fi, não seria necessário utilizar dados móveis nem gastar minutos para o método convencional.

Já as chamadas de vídeo são fornecidas pelos mesmos apps de mensagens, como WhatsApp, Messenger e Telegram. Além disso, você pode optar por outras ferramentas que possam fornecer mais recursos voltados a vídeo, como Skype e Hangouts.

Para ativar esses recursos, basta procurar pelos símbolos correspondentes, dentro do chat convencional com seus contatos. Na conversa de voz, o ícone é de um telefone comum. Já por vídeo, você pode identificar pela presença de uma câmera na tela da conversa.

Chamadas Em Grupos

Um dos recursos mais desejados para falar com mais gente ao mesmo tempo é a chamada de vídeo em grupo. Em uma mesma conversa, é possível juntar várias pessoas para matar a saudade de longe.

Alguns aplicativos para smartphones e computadores fornecem a funcionalidade, mas restringem o número de participantes em uma mesma sala de bate-papo. As principais ferramentas são Skype, Hangouts, Facebook, WhatsApp e o pertencente à Apple, FaceTime. Confira o limite de membros de cada um:


Skype: até 50 participantes;

Hangouts: até 25 participantes;

Facebook: até 50 participantes;

WhatsApp: até quatro participantes;

FaceTime: até 32 participantes.


A diferença para usar o recurso entre os apps consiste na ordem das ações. Skype, WhatsApp e FaceTime permitem criar um chat dedicado à conversa em grupo por vídeo. Já o Facebook pode ativar a função dentro de um bate-papo convencional com mais pessoas. O Hangouts, por sua vez, cria um link para a chamada, para ser compartilhado com os convidados.


Transmissões ao vivo

Por meio das redes sociais, como Facebook e Instagram, e de plataformas de vídeo, como o YouTube, uma das formas mais amplas de se comunicar neste período de quarentena é por transmissões ao vivo.

As famosas lives podem reunir amigos e ampliar a comunicação para pessoas desconhecidas. Como as pessoas não podem sair de casa para fazer novas amizades, as transmissões pela internet podem ajudar a fazer novas amizades e interagir com mais gente sobre os diversos temas da atualidade.


Bate-papo nos videogames

Para os gamers, uma das maneiras de estar em contato com os amigos é nos bate-papos dos consoles de videogame ou plataformas para PCs. Esses chats permitem o uso de microfone e fone de ouvido, para conversar por voz com os contatos.

Esta deverá ser uma das formas mais utilizadas para os estudantes que estão com férias antecipadas neste período de pandemia. Assim, é possível manter o papo em dia enquanto se diverte em grupo com mais pessoas.

Você conhece alguma outra forma de comunicação para ficar em contato com as pessoas queridas neste período de quarentena? Relate para a gente em nossos meios de comunicação Cidadela .