POLÍTICAS PÚBLICAS O PAPEL DO GOVERNO NA INOVAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS
O PAPEL DO GOVERNO NA INOVAÇÃO Você já ouviu falar da tríplice hélice da inovação? Essa é uma abordagem desenvolvida porHenry Etzkowitz e Loet Leydesdorff que define a inovação como sustentável a partir da articulação entre três atores sociais: a universidade, a iniciativa privada e o poder público. Segundo tal abordagem, para se criar um ambiente de inovação é necessário os três atores trabalhem em sintonia na busca de soluções.
Nesse sentido, o governo possui o papel de promover políticas públicas de apoio ao empreendedorismo e incentivo à pesquisa. No Canadá, por exemplo, mais especificamente no corredor Waterloo – Toronto, região de Ontário, estão concentradas mais de 15 mil empresas de tecnologia, mais de 5 mil startups e 200 mil profissionais da área de TI. Desde o ano de 2016, a indústria de tecnologia no país cresceu 1,1% e a expectativa é de que chegue a 13% até 2021, segundo relatório da empresa de pesquisas MarketLine. Estes números se justificam pela grande quantidade de incentivos do governo.
Posso citar aqui a abertura do país a estrangeiros. O governo canadense acolheu profissionais de outras nacionalidades, sendo o programa de visto de skilled workers apenas um exemplo dessa iniciativa de atrair talentos. O governo dá permissão de residência a todos que comprovarem ter alto nível de educação, experiência de trabalho e conhecimento da língua (francês ou inglês, dependendo da região).
Na mesma direção está Israel, o país que possui o maior número de startups per capita do mundo — uma para cada 1,8 mil habitantes. Mais de 300 multinacionais e centros de pesquisa de alta tecnologia se instalaram em terras israelenses, incluindo empresas como Microsoft, IBM, Apple, Cisco, HP e Intel. Ric Scheinkman, diretor da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria, declarou, durante o Startup Summit 2019, que cerca de 4,4% do total do PIB do país é investido em tecnologia, laboratórios, universidades e capacitação.
Como explicar isso: dois países com culturas e realidades tão diferentes apresentam um desenvolvimento tecnológico tão significativo, formam profissionais de alta qualidade e geram milhares de empregos? A resposta está lá no início desta nossa conversa, a tríplice hélice da inovação. Poder público, universidade e iniciativa privada se organizam e atuam de forma alinhada para a promoção de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de ecossistemas. É assim que nações de desenvolvem.
Esses exemplos nos inspiram a fazer mais e melhor pelo nosso país, que tem tanto potencial!
Rodrigo Diniz Mascarenhas Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais é um reconhecido empreendedor de sucesso que pretende usar todos os seus conhecimentos e experiências no mundo dos negócios e da tecnologia para contribuir com o desenvolvimento da sociedade.
https://rodrigomascarenhas.com.br/