Auxílio emergencial: Pode ser realizado nos Correios cadastro para benefício

Auxílio emergencial: Pode ser realizado nos Correios cadastro para benefício

09/06/2020
Alberto Reis



Dentre várias polêmicas causadas pela crise do coronavírus uma das que mais afetam a parcela mais vulnerável financeiramente da população é o auxílio emergencial, que ainda não conseguiu chegar a todos que necessitam dele. Agora, quase um mês depois da segunda parcela do benefício ser liberada, temos uma boa notícia para quem não tem um celular ou computador para requerer a ajuda do governo.

A partir desta segunda-feira (8), as mais de seis mil agências da empresa, presente em todos os municípios do país, estão habilitadas a fazer o cadastramento de quem precisa do benefício. A expectativa é realizar até 27 milhões de atendimentos.

A capilaridade da estatal foi um dos fatores que motivou o acordo, conforme destacou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni: "Há uma porção importante da sociedade brasileira que é ainda mais vulnerável e que precisa de ajuda para fazer o cadastramento. Então, esse convênio é importante porque os Correios têm uma vasta capilaridade em todas as cidades brasileiras. As agências dos Correios, já a partir desta segunda-feira, estão preparadas para receber as pessoas", afirmou.

Para o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto Vieira Neto, o contrato assinado na última sexta-feira (5) é uma oportunidade para a empresa reafirmar seu compromisso social. "Para os Correios, essa é uma missão que vai além de colocar à disposição do cidadão a nossa rede de agências. É com orgulho e comprometimento que os nossos empregados se dispõem a atender e aproximar os brasileiros nesse momento de dificuldade que atravessamos", ressaltou.

A população sem acesso aos meios digitais terá o cadastro feito gratuitamente por funcionários dos Correios. Os demais interessados que possuem condições de acesso à internet devem fazer o cadastro no aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal ou da Dataprev. "É um serviço para buscarmos os mais vulneráveis, que vão fazer o cadastramento assistido por um funcionário dos Correios. Ele vai cuidar de todos os detalhes para cumprirmos o nosso compromisso, que o presidente Bolsonaro nos determinou, de que nenhum brasileiro vai ficar para trás", afirmou o ministro Onyx Lorenzoni.

Vale dizer que os atendimentos serão realizados de acordo com o mês de nascimento para evitar aglomerações e contaminações pelo coronavírus. O calendário semanal fica assim:

Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro;

Terça-feira: nascidos em março e abril;

Quarta-feira: nascidos em maio e junho;

Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro;

Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro.

Dessa forma, fique atendo para o dia e a documentação da qual falaremos a seguir, para evitar saídas desnecessárias de casa e não perder tempo em requerer o benefício caso você tenha direito a ele.

Documentação exigida

Para realizar o cadastro nos Correios fique atento à documentação exigida. Os usuários devem comparecer portando:

Documento de identificação com foto e nome da mãe do usuário;

CPF do usuário e dos membros da família que dependem da sua renda;

Dados bancários do usuário ou documento de identificação para abertura de conta digital, que podem ser:

RG;

CNH;

Carteira de Trabalho - CTPS;

RNE;

CIE;

Passaporte

Lembrando que a conta digital somente será aberta para usuários que ainda não tiverem uma e forem aprovados para o benefício.



Acompanhamento da solicitação

Ao final do atendimento, o usuário receberá um protocolo de cadastro, que poderá ser utilizado com o CPF para verificar o status da análise do pedido de Auxílio Emergencial em qualquer agência dos Correios após o prazo de retorno determinado pela Dataprev no ato do cadastro. Lembrando que a maioria das agências funciona das 9 às 17 horas de segunda a sexta-feira.

Além das agências dos Correios, usuários poderão consultar o status do benefício nos canais da Caixa, Ministério da Cidadania e da DataPrev ou ainda pelo telefone 121.

A expectativa é que 27 milhões de pessoas sejam atendidas nessas agências. Vale lembrar que aqueles que têm acesso à internet de casa via computador ou celular devem preferencialmente requerer o Auxílio Emergencial em casa pelo site da Caixa Econômica Federal ou ainda pelo site da Dataprev 

O cadastro realizado nos Correios é totalmente gratuito e deve ser realizado pelo titular do benefício, portanto fique atento à documentação. Vale lembrar que o Auxílio Emergencial poderá ser utilizado em diversos serviços como recarga de celulares, pagamentos de contas e muito mais, tudo para evitar aglomerações ao pagar contas e utilizar outros serviços.

Vale dizer que os Correios não serão responsáveis por qualquer pagamento de Auxílio Emergencial, pois ele será distribuído por depósito em conta ou ainda pelo aplicativo Caixa Tem.

Relacionados

CONFRONTO ENTRE POLÍCIA E MANIFESTANTES TEM UMA PESSOA FERIDA A TIROS EM PROTESTO CONTRA O RACISMO EM SEATTLE

CONFRONTO ENTRE POLÍCIA E MANIFESTANTES TEM UMA PESSOA FERIDA A TIROS EM PROTESTO CONTRA O RACISMO EM SEATTLE

CONFRONTO ENTRE POLÍCIA E MANIFESTANTES TEM UMA PESSOA FERIDA A TIROS EM PROTESTO CONTRA O RACISMO EM SEATTLE
HOMEM ARMADO AVANÇOU NO MEIO DA MULTIDÃO E FERIU UMA PESSOA .
SUSPEITO FOI DETIDO E TEVE A ARMA APREENDIDA
...

CORONAVOUCHER SAIBA COMO RECEBER

CORONAVOUCHER SAIBA COMO RECEBER

Quem tem direito ao Coronavoucher?

Coronavoucher é o termo usado para o benefício temporário, oferecido pelo governo federal para trabalhadores informais, micro e pequenas empresas.
Veja como vai acontecer o cadastro e o pagamento do Coronavou...

Atualize-se Já!

Atualize-se Já!

Atualize-se Já!

Na semana passada o Breno Perrucho criador do canal Jovens de Negócio publicou essa imagem em seu instagram e durante a semana refleti muito sobre o que ela representa.

...

ENVIO DE CARTÃO DE CREDITO SEM AUTORIZAÇÃO PODE GERAR INDENIZAÇÕES

ENVIO DE CARTÃO DE CREDITO SEM AUTORIZAÇÃO PODE GERAR INDENIZAÇÕES

Gostaria de começar a minha participação neste respeitável espaço, com uma dica aos consumidores de serviços financeiros e de crédito, curta, porém muito útil.


...

IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS , O MAL QUE NOS RONDA EM TEMPO DE CRISE.

IMPOSTO SOBRE GRANDES FORTUNAS , O MAL QUE NOS RONDA EM TEMPO DE CRISE.

Sabe quando alguém está doido para que algo aconteça para que uma ideia “Brilhante” prevaleça? Nos momentos de crise, grupos de oportunistas, esquerdistas, social democratas e comunistas, sempre com ideias “brilhantes” tentam resolver tod...

COVID-19: EMPRESA vs TRABALHADOR – MPV 936/20

COVID-19: EMPRESA vs TRABALHADOR – MPV 936/20

Recentemente foi publicada a nova medida provisória 936/2020 que se soma às alternativas já trazidas pela MP 927/2020, visando proporcionar às empresas alternativas para enfrentar a grave crise econômica instalada em razão da pandemia da Covid-...

Capitalismo “Malvadão”!

Capitalismo “Malvadão”!

Este é um bom momento para discutir o Capitalismo “Malvadão”. O medo do Coronavírus faz os mercados desabarem, as bolsas em todo o mundo estão em queda e a quarentena imposta por alguns governantes faz a busca por produtos de primeira necessi...

RECEBIMENTO DO

RECEBIMENTO DO " CORONAVOUCHER "

Coronavírus: cadastramento para recebimento do "coronavoucher" poderá ser feito via app

Aprovado pelo senado e publicado no Diário Oficial , o auxílio emergencial definido pelo Governo Federal para auxiliar brasileiros durante a pandemia...

Nova gestão atrai investimentos para Minas Gerais

Nova gestão atrai investimentos para Minas Gerais

A nova gestão de Minas Gerais está atraindo investidores para o Estado. Diversas iniciativas, já em desenvolvimento, fazem com que mais empresas voltem suas atenções para o potencial de Minas....

A força do voluntário.

A força do voluntário.

As fortes chuvas em Minas Gerais trouxeram problemas enormes em algumas regiões como vimos nas últimas semanas. Alagamentos deixando córregos como rios com correntezas capazes de levar embora carros, casas e o sonho de várias famílias.

...