Sua marca em alto e bom som
Se destacar no mercado saturado, competitivo e com várias empresas parecidas com a sua é como entrar em uma sala de aula cheia de crianças berrando eu!! eu!!! eu!!!
Até mesmo quando as pessoas conhecem as marcas pelo nome chega uma hora em que todos começam a soar parecido é por isso que as marcas usam o marketing: para promover seus valores e transmitir sua personalidade para o público alvo
Os conceitos ajudam o público-alvo a associar sua marca com características que elas valorizam. Mas como criamos um conceito eficiente?
1-Seja específico. Sim uma marca pode defender várias coisas, mas querer dizer tudo ao mesmo tempo pode deixar seu público ou confuso. “ somos inovadores, barato e nossos produtos são roxo
2-Se aproprie. Nenhuma marca é 100% única então criar um conceito proprietário é essencial. Quando o cliente vir a sua marca, ela deve reconhecer lá mesmo que o nome não seja visível.
3-Seja breve. O mercado atual está lotado, por isso você tem apenas alguns segundos para vender seu peixe antes que o público se distraia com outra coisa. Uma frase curta e de impacto ajuda o público não só entender rapidamente o que você quer dizer, como também a memorizar sua mensagem.
4-Seja honesto. Por exemplo, se uma companhia aérea econômica usa a palavra “magnifico” o público pode interpretar o conceito como balela principalmente na hora que receberem o lanche.
Mas slogan e conceito não são a mesma coisa? Não!!
Os slogans são um tipo de mensagem que raramente muda, eles representam a essência de uma marca. Já os conceitos podem ser desenvolvidos com base em um novo produto, objeto, campanha ou mudança no mercado.
Um bom conceito nunca é entediante. Ele é sempre uma mistura de vários elementos que comunicam uma ideia Central. agora confira os passos que você deve seguir para colocar sua marca em evidência.
Comece identificando o seu público-alvo. Isso vai ajudá-la transmitir a mensagem certa.
Em seguida pense em alguns adjetivos que descrevem a sua marca, por exemplo, Alegre, caso, ousada, etc. Quanto mais você pensar melhor, normalmente os primeiros que vem à cabeça são genéricas ou já foram usadas.
Agora pensem que emoção você quer transmitir: alegria, tradição, humor? Nem todo conceito precisa ser imponente, muitas vezes as pessoas criam uma identificação mais forte com as emoções triviais. Por exemplo, tem coisa mais forte que o amor? Pense nos seus principais diferenciais. Como o preço ou a durabilidade oferecida pela sua marca. Esses benefícios devem ser motivo de orgulho e que torna sua marca melhor que os concorrentes.
Em resumo: público alvo+ adjetivos+ emoções+ principais diferenciais= o que seu conceito deve transmitir.
FERRAMENTAS
Você pode descobrir as palavras chaves que o público mais associa com sua marca organizando um grupo focal usando ferramentas online como Google Trends e o jumpshot
Quando o seu conceito estiver na rua, monitore as redes sociais e as vendas para medir se a mensagem está se propagando com eficiência. Mas lembre-se: um novo conceito não se consolida da noite para o dia. Portanto seja paciente.
Agora vamos produzir um conceito de marca matador, vamos fazer uma lista com tudo que você precisa para criar o seu.
A Pensar nos adjetivos que melhor descrevem a sua marca.
B Decidir quais emoções você quer despertar no seu público
C Identificar seu o público-alvo
D Descobrir as palavras chaves associadas a sua marca
E Destacar os diferenciais de sua marca
F Pesquisar os conceitos de marcas similares a sua.
G Testar a mensagem nos canais de marketing
Se preferir você pode contratar empresas para cuidar e desenvolver este trabalho. Mas seja como for, você deve estar envolvido no processo do início ao fim.