Moradores Promovem Ações Coletivas No Carlos Prates Do Futuro

Através do Cidadela um projeto de cidades inteligentes e sustentáveis moradores do bairro: Carlos Prates iniciaram suas atividades de ocupação dos espaços públicos da região promovendo qualidade de vida e muita diversão.

Veja a importância de ocupar a cidade. A cidade é um lugar de encontro e ocupação. Estar presente nos espaços públicos é uma forma de resistir à violência e diminuir a segregação social. … A falta de ocupação da cidade gera consequências como o esvaziamento dos espaços públicos.

Quando os espaços são bem ocupados, a violência diminui, porque todo mundo exerce uma espécie de vigilância coletiva. Quando não tem ninguém na rua, a gente não anda porque tem medo. Quanto mais pessoas nas ruas, nas calçadas, nos espaços, mais é possível criar um ideal de convivência e criar regras que não dependem só da vigilância”. 

Quando se trata de ocupações feitas principalmente por moradores, a gente percebe que tem uma coisa na cidade inteira, porque as pessoas vão se organizando e isso não é um coisa recente. Existem vários lugares em Belo Horizonte onde as pessoas estão criando maneiras criativas de fazer essa ocupação, percebe-se, inclusive, que não se precisa de muita coisa, nem muito investimento para que as pessoas possam ocupar. Às vezes basta a ideia e uma prática ser estimulada que ela mesmo vai se multiplicando”.

 

O Cidadela, através de parcerias com profissionais locais promove ações nesses, espaços de prática esportiva e culturais que servem como ambientes de convivência e de lazer. 

“A impressão que dá nesses primeiros anos do Cidadela onde promovemos mais de 400 ações esportivas e culturais em diversos bairros e cidades de MG e RJ é de que juntos podemos contribui para a diminuição de violência, diminuição de conflitos locais. Ajudar a impedir que os jovens sejam facilmente arregimentados pela lógica do crime, porque se torna uma opção na vida dos jovens. [Além disso,] o Cidadela busca promover e impulsionar através de suas ferramentas desenvolvidas esse papel de dinamizar o comércio popular local promovendo novas vendas e novas procuras nos serviços ofertados na região. Promovendo uma movimentação muito maior no bairro com esses espaços ocupados, além é claro buscando e formando novos talentos do esporte, cultura e proporcionando muito lazer a todos ”. 

Dessa forma os espaços públicos se tornam assim lugares de especial importância no cenário da recuperação urbana como elementos dinamizadores, pois quando são renovados eram automaticamente “externalidades positivas”, isto é, sinergias que atraem pessoas, recursos, inversão. Sua reconquista supõe enfrentar uma vasta gama de conflitos, cuja solução constitui um dos principais desafios para o desenvolvimento integral. 

O objetivo do Cidadela é resgatar a cidadania da nossa população, colaborando para que possam vivenciar a cidade como é de direito. E por isso o app junto aos moradores do Carlos Prates, já iniciaram essas ações promovendo no bairro atividades em parceiras com moradores locais promovendo eventos, atividades culturais, esportivas, de entretenimento e lazer para que a população possa aproveitar de forma eficaz os espaços públicos da região.

Sendo que essas ações aconteceram na praça São Francisco no ultimo sábado dia 24/10 com a realização de aulas coletivas de Muai Thay e muita Dança com o pessoal da Team Reis  https://www.instagram.com/ctteamreis/  e a Galera do projeto Dance Mais

https://web.facebook.com/groups/932233503492500/user/100014427634052/

O projeto Cidadela pretende mostrar aos moradores uma nova forma de vivenciar a cidadania, aumentando a qualidade de vida e colaborando para melhorias na cidade. O carro-chefe do projeto é a realização de eventos esportivos e culturais, ao lado do oferecimento de cursos e palestras gratuitos aos moradores.

Já existem varias ações programadas para o bairro dentro do app como por exemplo : Assistência Jurídica Gratuita  

https://www.cidadela.com.br/blog/artigo/125/assistencia-juridica-gratuita-no-carlos-prates

Atividades esportivas e culturais como MuayThai , Danças, Ioga, Teatro

https://www.cidadela.com.br/blog/artigo/129/acoes-esportivas-e-culturais-gratuitas-para-moradores-do-bairro-carlos-prates

Ações na área de segurança 

https://www.cidadela.com.br/blog/artigo/123/bairro-carlos-prates-e-a-criminalidade

Além é claro da Gastronomia local

https://www.cidadela.com.br/blog/artigo/124/inovacao-na-gastronomia-do-bairro-carlos-prates

O Cidadela, junto aos moradores e órgãos públicos busca “estabelecer normas de ordem pública e interesse social local que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos”. Garantindo à sociedade o direito “à infra-estrutura urbana, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer”.

Para saber mais acompanhe nosso site e redes sociais e dos nossos parceiros e fique por dentro de tudo que acontece e como podemos mudar sua rotina e do seu bairro. 

SEJA UM REPRESENTANTE CIDADELA E FAÇA PARTE DA NOSSA EQUIPE DE VENDAS ACESSANDO O LINK ABAIXO:

http://www.facebook.com/job_opening/913580409167977/?source=whatsapp

Juntos Somos Mais Fortes !

Alberto Francis Tadeu Reis

CEO Cidadela

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.