Esporte e inclusão

Esporte e inclusão

05/01/2019
Lívia Monteiro Moreira

Praticar esportes traz muitos benefícios para as pessoas, colabora para evitar o aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica.O esporte também colabora no desenvolvimento saudável da sociedade de uma forma geral, sendo uma das principais formas de cultivar a sociabilidade de crianças e adolescentes.

O esporte é muito importante para o desenvolvimento de todas as pessoas, por isso é tão importante levantarmos a discussäo sobre inclusão e nós do Cidadela trabalhamos para apoiar cada vez mais iniciativas desse modelo.

Para as pessoas com deficiência, o esporte são vários os aspectos positivos. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor. Além disso, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de torná-lo mais independente no seu dia a dia. O esporte também colabora no aumento da auto estima e os praticantes conseguem enxergar e trabalhar suas inúmeras potencialidades.

Seguem alguns esportes mais comuns por tipo de deficiência:

Pessoas com deficiência visual: atletismo, ciclismo, futebol, judô, natação, goalball, hipismo, halterofilismo e esportes de inverno.

Pessoas com deficiência auditiva: atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, handebol, natação, vôlei, natação, e muitas outras (quase as mesmas das pessoas sem deficiência, pois não existem grandes limitações dos deficientes auditivos).

Pessoas com deficiência física: atletismo, arco e flecha, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol para amputados e paralisados cerebrais, halterofilismo, hipismo, iatismo, natação, rugby, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado e para amputados e modalidades de inverno.

Nosso projeto apoia a ideia de que o esporte é para todos, e por isso apoiamos e participamos ativamente do primeiro card oficial de Muay Thai entre pessoas com deficiência física no Campeonato Mineiro de Muay Thai realizado pela Federação de Muay Thai Tradicional do Estado de Minas Gerais. Foram momentos emocionantes e perceber o quanto o reconhecimento daquele momento foi importante para os lutadores fizeram qualquer esforço valer a pena.

Mostrar que todos somos capazes de vencer, de realizar sonhos, de se destacar e construir um futuro melhor, esse é o objetivo do Cidadela. Vem com a gente!