10 dicas básicas de segurança para o seu dia a dia

10 dicas básicas de segurança para o seu dia a dia

14/12/2018
Anderson Leitão

No cotidiano da nossa cidade, podemos nos tornar vítimas dos mais diversos tipos de golpes e de crimes. Preocupados com a segurança e a saúde dos cidadãos, o CIDADELA promove ações voltadas para o bem estar da população e divulga, agora, as dez dicas básicas de segurança. São mudanças simples que podem fazer a diferença no momento de uma situação de risco e evitar que seja você o escolhido para ser um alvo.


1O dicas básicas CIDADELA de segurança


1) Esteja sempre atento ao seu redor. Mude a sua postura, erga sua cabeça, tenha uma visão detalhada das pessoas que estão a sua volta. Estatísticas comprovam que pessoas desatentas e distraídas são as preferidas de marginais.

2) Ao perceber que está sendo seguido ou que caminha de encontro a pessoas suspeitas, mude o lado da calçada, quantas vezes for necessário. Você também pode procurar abrigo em estabelecimentos comerciais até ter certeza que não existe mais risco.

3) Evite transitar em lugares com pouco movimento ou com baixa iluminação. São os locais preferidos para uma abordagem criminosa.

4) Leve consigo apenas o básico. Utilize bolsas ou mochilas pequenas, sempre bem fechadas e nunca as deixe fora do seu campo de visão. Em locais de grande movimento, leve-as sempre na frente do corpo.

5) Ao abrir sua bolsa, mochila ou carteira, procure um lugar reservado. Certifique-se que ninguém próximo observa sua movimentação e seja rápido.

6) Evite andar com grandes quantias em dinheiro ou com vários cartões de crédito. Deixe sempre uma quantia trocada em um local de fácil acesso, enquanto as notas de maior valor devem ficar reservadas.

7) Evite utilizar o seu telefone em locais em locais de grande movimentação. Ao manusear o aparelho, procure um lugar mais reservado como por exemplo, o interior de um estabelecimento comercial.

8) Evite conversas desnecessárias com desconhecidos e nunca informe seus dados pessoais. Lembre-se que os marginais sempre procuram as pessoas distraídas.

9) Caso receba uma ligação de número desconhecido ou à cobrar ou de pessoa que você não conheça, desligue o mais rápido possível.

10) Desconfie de todos. Infelizmente, temos diversos casos de golpes aplicados por "supostos" empresários e advogados, senhoras de idade, mulheres grávidas e até por deficientes físicos, por que são pessoas que passam certa credibilidade. 


 Anderson Leitão - Policial Civil 

Integrante da Força Nacional de Segurança Pública