A ESPERANÇA QUE CORRE NAS VEIAS

A ESPERANÇA QUE CORRE NAS VEIAS

03/09/2019
Orlando Silva Junior


 Diariamente inúmeras pessoas necessitam de transfusões de sangue. Em muitos casos, esse procedimento é o único que pode fazer com que a vida do paciente seja preservada. Por exemplo, pacientes com doenças hematológicas, como leucemia, talassemia, hemofilia, anemia falciforme, entre outras, precisam receber transfusões de sangue constantemente. Além disso, acidentes e cirurgias podem ter como consequência a necessidade desse procedimento. A única forma de obtenção do sangue para realização das transfusões é por meio da doação. Entretanto, no Brasil, em média, apenas 1,6% da população doa sangue, quando o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde é que 5% doasse. Em decorrência do baixo estoque nos serviços de hemoterapia, tratamentos são prejudicados, cirurgias são adiadas e/ou canceladas, o que pode levar pacientes à morte.

 Muitas pessoas deixam de doar sangue porque não há nenhum familiar ou amigo necessitando. Além disso, o medo, o desconhecimento, a falta de incentivo por parte das empresas são outros motivos para que o cenário seja tão caótico. O que muitos não sabem é que o sangue doado é geralmente usado para reposição dos estoques nos bancos de sangue. Sendo assim, uma pessoa que pensa em doar apenas quando alguém mais próximo precisar, pode estar condenando essa pessoa à morte, pois se não houver sangue disponível no momento que a pessoa precisar, o que pode ocorrer em situação de urgência, a doação de sangue pode acontecer tarde demais.

 Faz-se necessária então uma grande mudança de cultura e um grande trabalho de conscientização, para que possamos mudar esse cenário. A realização de campanhas de conscientização, além dos mutirões de doação de sangue são algumas das ações desenvolvidas pelos governos Federal e Estaduais, e também por grupos de doadores voluntários.

 Outro fator que tem contribuído significativamente nessa área é o uso da tecnologia. Redes sociais, como Facebook e Whatsapp são frequentemente utilizadas para divulgação da causa e para captação de doadores. O uso de sites e aplicativos para celular também tem sido uma prática cada vez mais adotada pela população, facilitando a conexão entre pacientes, doadores e bancos de sangue. Um exemplo disso é a plataforma #PARTIUDOARSANGUE, composta por um site e um aplicativo através dos quais as pessoas que precisam de doação de sangue, bem como os bancos de sangue se conectam com os doadores cadastrados no sistema. Entretanto, é fundamental que cada vez mais candidatos à doação de sangue se cadastrem nesse tipo de serviço, para que tenhamos mais agilidade e facilidade na captação de doadores, levando esperança a um número cada vez maior de pessoas que necessitam. No caso do #PARTIUDOARSANGUE, o cadastro como doador e os pedidos de doação de sangue podem ser feitos através do site www.partiudoarsangue.com.br ou pelo app Partiu doar sangue, disponível para Android e iOS.

 É sempre bom lembrar que com apenas uma doação, pode-se salvar até 4 vidas. A esperança corre nas veias de cada um de nós. A solidariedade de cada um pode fazer com que essa esperança seja levada a milhões de pessoas que necessitam. Faça sua parte, doe sangue, compartilhe vida. Amanhã pode ser qualquer um de nós a precisar.

Orlando Silva Junior

CEO e Fundador do #PARTIUDOARSANGUE


Relacionados

Alimentação

Alimentação

A alimentação é fundamental em nossas vidas, pois o nosso organismo só funciona mediante á uma alimentação equilibrada......

Criolipólise - Você sabe o que é e para que serve esse procedimento?

Criolipólise - Você sabe o que é e para que serve esse procedimento?

...

Noções Básicas de Alimentação e Nutrição

Noções Básicas de Alimentação e Nutrição

Sejam bem vindos!

No decorrer do ano eu Alaíde Catarina Reis estarei aqui com vocês passando algumas dicas de nutrição e de como leva uma vida saudavél sem sofrimento....

Se toca garota! Informações sobre prevenção ao câncer de mama

Se toca garota! Informações sobre prevenção ao câncer de mama

...

Você ingere sem saber e adoece sem querer - Bisfenol A

Você ingere sem saber e adoece sem querer - Bisfenol A

Você sabia que no nosso dia a dia ingerimos diversas substâncias que nem conhecemos? Hoje Ivan Brandão fala sobre o Bisfenol A e os perigos dele para o organismo. Confira....