A segurança e a tecnologia a favor da sociedade
Uma chamada, uma corrida, um assalto, um latrocínio. Assim terminou o dia de um taxista da zona da mata mineira. O crime trágico fez com que a classe se mobilizasse a procura de novas soluções para trazer mais segurança aos profissionais de transporte de Juiz de Fora e, na sede da Secretaria de Transporte e Trânsito, foi feita uma votação sobre quais medidas poderiam ser implementadas.
Surgiram várias propostas como a utilização de rastreadores nos veículos, uso de cabines isoladas e blindadas, mas a medida que teve maior expressão foi a instalação de câmeras de segurança na parte interna. Após a elaboração de um projeto de lei e o devido trâmite legal, a Câmara Municipal de Juiz de Fora determinou que o equipamento fosse instalado nos táxis.
Após os dois primeiros anos ano de implementação da medida ficou constatado que o número de assaltos diminuiu quase cinqüenta por cento (50%) e aquele que mesmo com as câmeras instaladas, ainda roubava os taxistas, tinha seu rosto filmado o que facilita a sua rápida identificação.
A tendência é que os assaltos diminuam ainda mais. As forças de segurança podem concentrar seus esforços em outros crimes e os taxistas conseguem trabalhar com mais segurança e prestar um serviço de melhor qualidade.
A implementação de câmeras de alta tecnologia também é um dos projetos Cidadela. Saiba mais sobre sua CIDADELA. Juntos somos mais fortes.
Anderson Leitão
Policial Civil e integrante da Força Nacional de Segurança Pública