Dicas de segurança para aproveitar o Carnaval

Dicas de segurança para aproveitar o Carnaval

01/03/2019
Anderson Leitão

O Carnaval chegou! Quem acha que o mineiro vai abandonar sua capital e invadir o litoral está completamente enganado. Ano passado Belo Horizonte recebeu aproximadamente três milhões de foliões e a expectativa para este ano é de cerca de cinco milhões de pessoas. Segundo a Belotur, quinhentos e noventa blocos foram cadastrados e a diversão está garantida para todos os gostos e idades.

Para que a alegria seja completa e aconteça sem nenhum transtorno, o CIDADELA informa agora as dez dicas de segurança para o Carnaval:

1- Beba moderadamente. O momento é de festa, se divirta mas esteja sempre consciente. Lembre-se que pessoas alcoolizadas são alvos vulneráveis e nunca misture bebidas com direção.

2- Confira antecipadamente a programação do bloco que pretende participar (www.carnavaldebelohorizonte.com.br). Saiba o horário de início e término do evento, trajeto a ser percorrido, pontos de segurança no caminho, como postos policiais, e procure ficar em locais abertos e com fluxo de pessoas.

3- Evite o uso de jóias e outros acessórios valiosos. Tenha muito cuidado com o seu telefone celular, principalmente nos momentos de “selfie”. Em 2018, nos blocos de São Paulo, foram registrados quase dois mil casos de furtos e roubos de celulares.

4- Leve dinheiro apenas necessário para a sua diversão. Dê preferência para dinheiro trocado, assim você evita ficar manuseando notas no meio da multidão. Procure usar uma pochete ou bolsos com zíper.

5- As crianças devem ficar sempre próximas e à vista. Faça uma identificação com nome do responsável e telefone de contato em forma de crachá ou pulseira. Caso localize uma criança perdida, leve-a para o posto policial mais próximo.

6- Fique atento ao que acontece no ambiente. Observe quem está ao seu redor e procure andar sempre com pessoas de confiança. Foliões desatentos também são alvos preferidos.

7- Seja educado e paciente. Você estará em um evento de grande aglomeração de pessoas, vão acontecer esbarrões e empurrões. Evite locais em que os foliões estejam mais exaltados e evite brigas.

8- Em caso de confusão ou briga, afaste-se do local imediatamente. A Polícia usa a força proporcional para encerrar um tumulto e quem estiver próximo pode ser confundido com algum envolvido. Lembre-se que garrafas de bebidas e copos de vidro podem se tornar armas letais.

9- Em caso de furto ou roubo, comunique imediatamente o fato para a polícia. Já foram realizadas prisões de quadrilhas que comparecem em grandes eventos apenas para praticar crimes.

10- Use roupas leves e confortáveis. Alimente-se antes de sair de casa. Não use drogas e não aceite bebidas ou alimentos de pessoas desconhecidas. Utilize os banheiros químicos e não jogue lixo pelas ruas.


Anderson Leitão – Policial Civil

Integrante da Força Nacional de Segurança Pública

Relacionados

Perspectivas da segurança em um novo governo no Brasil

Perspectivas da segurança em um novo governo no Brasil

...

PCC sem vez

PCC sem vez

...

Cidadela e a sua segurança

Cidadela e a sua segurança

Depoimento de Anderson Leitão,Bacharel em Direito e Policial Civil lotado na Delegacia de Repressão a Organizações Criminosas – DEOESP - PCMG, sobre o Cidadela e sua atuação na área de segurança....

A segurança e a tecnologia a favor da sociedade

A segurança e a tecnologia a favor da sociedade

...

10 dicas básicas de segurança para o seu dia a dia

10 dicas básicas de segurança para o seu dia a dia

O nosso embaixador na área de segurança, Anderson Leitão, preparou 10 dicas de segurança para nos ajudar no nosso dia a dia. Confira....