A falta de cultura de Marketing no Esporte ( em algumas ... ou muitas Entidades)

A falta de cultura de Marketing no Esporte ( em algumas ... ou muitas Entidades)

07/03/2019
Maurício Mendonça

Que o Esporte é um produto extremamente vendável , isso é inegável. Ele tem propriedades que engrandecem qualquer planejamento de Marketing, sobretudo quando aliado às ações de ativação. 

E bem executadas , as ações de Marketing geram resultados expressivos aos patrocinadores e apoiadores.

Mas, nem tudo são flores no Marketing Esportivo. Existe um ofensor que precisa ser quebrado.

E esse ofensor tem atrapalhado a longevidade dos parcerias do Mundo Corporativo com o Mercado Esportivo.

Esse ofensor é a ausência de cultura de Marketing em muitas Entidades Esportivas. Muitas mesmo!

E o mais estarrecedor é que muitas Entidades que não tem cultura de Marketing são Grandes Entidades, suportadas por Marcas Fortes.

E sem Cultura de Marketing não há contrato de patrocínio que resista , mesmo após a conquista de resultados e títulos pela Entidade Patrocinada.

Muitas vezes, as conquistas até pioram as relações entre Entidade e Patrocinador.

Porém, essa ausência de cultura de Marketing é fácil de resolver.

A Entidade precisa ter alguns cuidados e adotar medidas que a aproximem do Patrocinador.

A primeira delas é nomear um interlocutor que seja de Marketing e entenda de Mercado.

A segunda é entender do Mercado do Patrocinador, estudar, conhecer, estar próximo, enfim, acompanhar.

A Terceira é fazer parte do dia-a-dia do patrocinador. Provocar essa participação, freqüentar o Mundo do Patrocinador, conversar, apresentar relatórios , dar e buscar feed-back. Afinal de contas, a correção de rumos faz parte de qualquer relação profissional.

Cuidar dessa relação. Não só cuidar da Marca do Patrocinador mas, sobretudo, alimentar a relação com ele, interessar-se.

Há 2 coisas que vc precisa ter em conta.

A primeira delas é que, colocar a Marca do Patrocinador nos equipamentos de Marketing da Entidade é o que gera visualização mas, isso sozinho não funciona. O relacionamento positivo entre as partes tem que ser alimentado.

E outra, a renovação do contrato de patrocínio começa no momento em que a Entidade assina o 1º contrato com o Patrocinador. À partir daí vale construir e consolidar o relacionamento.

Bons negócios.

Mauricio Mendonça

Especialista em Marketing Corporativo e Esportivo

Diretor de Eventos Esportivos da CIDADELA

Diretor Executivo da ABESC

bluemarketing1964@gmail.com

sportmedia1964@gmail.com

abesc.diretorexecutivo@gmail.com

(31)99129-1100



Relacionados

Participe do Abraço na Lagoa na orla da Pampulha

Participe do Abraço na Lagoa na orla da Pampulha

...

Encontro dos Famosos Cidadela - Bairro Prado é o primeiro bairro a receber as ações de cidadania. cidades inteligentes e cultura

Encontro dos Famosos Cidadela - Bairro Prado é o primeiro bairro a receber as ações de cidadania. cidades inteligentes e cultura

Festival de Dança Beneficente reune participantes de Dança dos Famosos em Belo Horizonte

...

Feirinha Cidadela é nova atração da região da Pampulha

Feirinha Cidadela é nova atração da região da Pampulha

...

Com grande arrecadação de alimentos e agasalhos Encontro dos Famosos - Festival Beneficente de Dança Cidadela é sucesso bairro Prado

Com grande arrecadação de alimentos e agasalhos Encontro dos Famosos - Festival Beneficente de Dança Cidadela é sucesso bairro Prado

...

Cidadela promove o Abraço na Pampulha em Dezembro

Cidadela promove o Abraço na Pampulha em Dezembro

...

Esporte e inclusão

Esporte e inclusão

O esporte é muito importante para o desenvolvimento de todas as pessoas, por isso é tão importante levantarmos a discussäo sobre inclusão e nós do Cidadela trabalhamos para apoiar cada vez mais iniciativas desse modelo.
...

Feirinha Cidadela agita região da Pampulha no próximo sábado

Feirinha Cidadela agita região da Pampulha no próximo sábado

...

Festival Cidadela arrecada quase 1 tonelada de alimentos para instituições beneficentes do bairro Prado

Festival Cidadela arrecada quase 1 tonelada de alimentos para instituições beneficentes do bairro Prado

...

Prado recebe o evento Feijoada & Samba Beneficente Cidadela

Prado recebe o evento Feijoada & Samba Beneficente Cidadela

...

Abraço na Pampulha promoveu corrente do bem e agitou a orla da Lagoa

Abraço na Pampulha promoveu corrente do bem e agitou a orla da Lagoa

...

Falando sobre saúde, que tal falarmos da caminhada?

Falando sobre saúde, que tal falarmos da caminhada?

Já parou para pensar porque grande parte dos médicos indicam a caminhada como um ponta pé inicial na prática de exercícios físicos? Ou quem nunca chegou numa segunda feira com o objetivo de emagrecer e pensou em começar por uma caminhada?
...

*É carnaval!* Lá vem o folião, O “Trem passou”,

*É carnaval!* Lá vem o folião, O “Trem passou”,

Então, há alguns anos , os bloquinhos e marchinhas começaram a fomentar e trazer alegria e renda a cidade. O trem que deixamos passar e não aproveitamos voltou, e agora José?

Como vamos preparar a cidade para a festa acontecer sem deixar prob...