Semana Fashion Revolution na Capital da Moda

Semana Fashion Revolution na Capital da Moda

18/04/2019
Lívia Monteiro Moreira

A 6ª edição do movimento em BH promove ações em defesa de políticas públicas de gênero, de raça e de mais transparência na comunicação de marcas 

De 23 a 26 de abril acontece a Semana Fashion Revolution Belo Horizonte, no Museu da Moda (MUMO-BH). O evento surgiu em decorrência do quarto maior desastre industrial da história, em 24 de abril de 2013, em Bangladesh, no edifício Rana Plaza, que desabou e matou 1.138 pessoas, deixando outras 2.500 feridas. As vítimas, que trabalhavam em fábricas que produziam roupas para grandes marcas globais, eram em sua maioria mulheres jovens, em condições análogas à escravidão. Desde 2014, o movimento vem se espalhando por diversas capitais do mundo para pedir mais transparência da indústria da moda com seus fornecedores e consumidores, a partir da hashtag #QuemFezMinhasRoupas, além de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu real impacto, da produção ao consumo, para a economia, para o meio ambiente e, principalmente, para os direitos humanos de milhares de trabalhadores, além de promover discussões sobre políticas públicas de gênero e de diversidade para o setor fashion.

A produção global de têxteis emite 1,2 bilhão de toneladas de gases de efeito estufa anualmente, mais do que os voos internacionais e os transportes marítimos juntos. Segundo dados da ONU Meio Ambiente, a indústria da Moda perde cerca de US$ 500 bilhões ao ano com o descarte de roupas que vão direto para aterros e lixões sem serem recicladas, conforme reportagem do Valor Econômico (21/03/2019). Pesquisas apontam que as peças de vestuário estão entre os itens com maior risco de serem produzidos por meio da escravidão moderna. O abuso sexual, a discriminação e a violência de gênero contra mulheres são endêmicos na indústria global de vestuário, onde as mulheres representam em média 80% da força de trabalho. O Global Slavery Index encontrou 40,3 milhões de pessoas em situação de trabalho análogo à escravidão em 2016, das quais 71% são mulheres.

Por outro lado, com um passado escravocrata, que completa apenas 131 anos de abolição em 2019, nosso país conserva um racismo estrutural que se reflete na indústria da moda, evidenciando a necessidade de se discutir políticas de diversidade e antirracistas. Enfim, fiscalizar e melhorar a forma como as roupas são produzidas, compradas, cuidadas e descartadas é responsabilidade de todos e os governos devem fazer mais para garantir que o futuro da moda seja socialmente responsável e justo, economicamente viável, ambientalmente sustentável e regenerativo por princípio. E para fomentar essas discussões, o Fashion Revolution BH organizou uma programação com palestras, oficinas e exposições, aula especial sobre “Roupas Subversivas e Feminismo”, além dos debates “Moda & Transparência na Comunicação de Marcas” e “Moda & Diversidade”. Tudo com entrada gratuita, mediante inscrição e senhas antecipadas, pois as vagas são limitadas.

SERVIÇO

Representante Fashion Revolution BH: Lívia Monteiro

Curadora de debates/conteúdo e co-organizadora do evento: Valéria Said

Local: Museu da Moda de Belo Horizonte - Rua da Bahia, 1149 – Centro

Inscrições pelo Facebook: Semana Fashion Revolution Belo Horizonte 2019. https://www.facebook.com/events/1833343056769628/?event_time_id=1833343060102961

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Mostras Expositivas de 23 de abril a 12 de maio

- “Feminicídio, bordando a resistência” (COLETIVO LINHAS DO HORIZONTE) & “A Chita e o Feminismo no estandarte do QANM” (MOVIMENTO QUEM AMA NÃO MATA)

O Coletivo Linhas do Horizonte vai expor o varal bordado à mão, “Feminicídio, bordando a resistência”, que trará o nome de mulheres que tiveram suas vidas ceifadas, vítimas do feminicídio, além de outros dados bordados. A mostra é uma parceria com o Movimento Quem Ama Não Mata, que também exibirá seu estandarte, feito à mão com fuxicos, lamê, flores, franjas vintage e colagens de chita e cristais, ilustrando o texto “A Chita & o Feminismo no estandarte do QANM”. A temática faz parte da agenda de políticas públicas de gênero do Fashion Revolution Brasil 2019.

- “Transparência: o custo real de um look”, por FASHION REVOLUTION BH

A exposição “Transparência - o custo real de um look” vai apresentar peças de diferentes marcas que fazem parte do cenário da moda sustentável local. A mostra visa a repensar os processos de consumo inteligente e consciente, evidenciando as novas linguagens de produção e aquisição das roupas. Por meio de tags abertas, o público poderá verificar os custos reais de fabricação e venda, a fim de refletir sobre a importância da transparência na comunicação das marcas, com o público e os fornecedores.

Stylist convidado: JULIANO SÁ - Editor e Produtor de Moda. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Fumec. Atualmente, assina campanhas, editoriais de moda e de produtos para empresas de moda, publicidade e propaganda e veículos do setor.

Marcas parceiras:

BY MY HANDS

COOLRINGA

FLORENT

GRAMA

MICCIORI

MOLLET

SOLO

TIÊ MODA SUSTENTÁVEL

- “Ternitura: um costume para leveza”, por JOÃO FREDERICO ALMEIDA

O projeto propõe o entendimento da vestimenta como um suporte portátil e sustentável, no qual se inserem narrativas que são estabelecidas pelas experimentações com o material e com a expressão dos fenômenos da nossa realidade. A partir da fermentação do kombuchá, a celulose bacteriana obtida é entendida como uma potência para se estabelecer uma relação íntima entre “técnica-usuário-objeto”.

João Frederico Almeida é designer de Produto pela Escola de Design da UEMG. Pauta sua pesquisa em uma busca pelo limiar entre Moda e Arte, compreendendo a vestimenta como um suporte reflexivo dos processos de subjetivação e de nosso desenvolvimento histórico.

- “Toda Matéria é Matéria”, por EMANUEL LUCAS

A exposição coloca o insumo, matéria-prima, como o ator principal na produção de tipologias de produtos e demonstra como uma base produtiva artesanal consegue absorver insumos de descarte e significá-los.

Emanuel Lucas é designer e artesão, graduado em design de produto pela UEMG. Atualmente, trabalha em um centro de design automotivo e desenvolve peças autorais em seu próprio ateliê (Ateliê MaCraft).

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TERÇA-FEIRA - 23 de abril

16:00 às 20: 00 horas – Ação Entre Roupas /1º andar

Vamos trocar de roupa na varanda do Mumo?

Curadoria: MAIANA CAVALCANTI

Vista de novo a peça do outro! Assim como você, sua roupa ainda tem muita história para marcar outras pessoas! Por isso, não tenha medo de desapegar e venha viver essa nova experiência de consumo! Traga até 3 peças de roupas que estejam paradas em seu armário, mas em bom estado de conservação e venha trocar por outras peças estilosas!! Vamos vestir essa ideia e tecer uma moda sustentável e afetiva com looks criativos!!

Maiana Cavalcanti é fundadora do Projeto Muda. uma empresa de moda inteligente, multiplicidade e transformação. Graduada em Relações Internacionais (UNI-BH), Consultoria de Imagem (Daniela Amado Imagem e Comunicação), Produção de Moda (Escola São Paulo) e aprendiz do Corte Centesimal.

11:00 às 12:00 horas Palestra

“Est(Ética) da Moda Contemporânea”, com SANDRA MAIA

Ética e estética são conceitos opostos? Por meio de um bate-papo descontraído sobre moda e linguagem, em tempos de redefinição, Sandra Maia vai mostrar as conexões entre ética e estética no campo da Moda.

Sandra Maia é designer formada pela UEMG, pós-graduada em Direção Criativa em Moda (Universidade Una) e mestranda pela UEMG. Atua na área de moda e sustentabilidade desenvolvendo pesquisas, consultorias e palestras.

14:00 às 17:00 horas Oficina

“Modelagem Zero Waste”, com SANDRA MAIA

A técnica da modelagem zero waste (resíduo zero) não é recente, origina-se desde os tempos em que o tecido era artigo de luxo e a roupa era pensada para ser aproveitada completamente. A oficina vai disponibilizar conhecimentos básicos sobre essa antiga técnica, no contexto da sustentabilidade e da economia criativa, com o objetivo de exercitar novas formas de fazer e pensar a roupa, sem o desperdício de tecido em seu método de corte. Para participar da oficina, você vai precisar de: régua, esquadro, lápis de desenho, borracha e tesoura.

Local: Sala de Oficinas MUMO

Inscrições pelo Sympla

17:00 às 18:15 Roda de Conversa

“Desafios dos Negócios Colaborativos na Moda”, com FERNANDA GOMES

Empresários que possuem diferentes negócios colaborativos na moda discutem sobre os desafios e as tendências de mercado, comportamentos dos usuários, tipos de consumidores e inovação nos modelos de negócio.

Convidados:

LUISA JUNQUEIRA - Gestora de negócios e CEO da Casa Juta

TAISA LOPES - CEO do Coworking em Casa

T NIA ARAUJO - Pedagoga, consultora de imagem e CEO do Nuideas

POLIANA BITTENCOURT E MARCO BRASIL - Sócios da Fixbitt

Facilitadora:

FERNANDA GOMES - Publicitária, CEO da Selletiva e Idealizadora da Feira Inquieta

Local: Teatro de Bolso do MUMO

Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

18:30 às 20:00 - Palestra

"A invenção da cultura: do confronto de si mesmo à moda ética”, com LUCIANA DUARTE

A fundadora do site Ethical Fashion Brazil/Moda Ética, Luciana Duarte, doutoranda em Engenharia de Produção, fará uma palestra sobre a invenção do eu, invenção da sociedade, confronto, criação e destruição da cultura. Também vai abordar a cultura entendida como natureza, além da moda como expressão cultural e de si mesma, problematizando o confronto da ética da moda.

Luciana Duarte é expert em ecotêxteis, engenharia reversa, produção mais limpa, projeto de fábrica, projeto de trabalho e processos de desenvolvimento complexos. Líder em projetos beneficentes de alto impacto e reconhecimento social em Belo Horizonte, como “The Street Store” e “Pimp My Carroça/Pimpex BH”, para moradores de rua e catadores de recicláveis.

Local: Teatro de Bolso do MUMO

Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

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QUARTA-FEIRA - 24 de abril

10:00 às 12:00 - Palestra

“Aplicações de wearables electronics no vestuário”, com NATACHA LAMOUNIER

Na palestra, será apresentado o conceito de “wearables electronics” (tecnologia vestível) e seus princípios tecnológicos aplicáveis à moda. Em seguida, serão mostrados outros componentes eletrônicos que podem participar do vestuário, como sensores, atuadores, fio condutor, entre outros. Será apresentado o case Roupa Wearable Technology, que se movimenta em resposta a um sensor manual.

Natacha Lamounier é pesquisadora em Arte Digital, graduada em Engenharia de Materiais, pelo CEFET, e formanda em Design de Moda, pela UFMG. Atualmente trabalha com Wearables Electronics pensados em uma relação do corpo com a arte e a tecnologia.

Local: Teatro de Bolso do MUMO

Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

16: 00 às 17:00 – Palestra

“ Tecnologia na redução de custos e sustentabilidade para o mercado de moda”, por ALESSANDRO ALMEIDA

O diretor-fundador da Agência Convert Midia, Alessandro Almeida, vai falar sobre o aplicativo desenvolvido pela sua agência para solucionar problemas do mercado de moda, com foco na redução de custos, sustentabilidade, autonomia e acessibilidade. Por meio de cases, o publicitário e administrador de empresa, que tem entre seus clientes marcas que participam do Minas Trend, vai mostrar como custos de produção e montagem de um showroom podem ser racionalmente planejados por um aplicativo para tablets e smartphones. Voltado exclusivamente para vendas no atacado, o aplicativo substitui a impressão de papel, evitando o desperdício de papel, como a necessidade de criação de um mostruário de venda.

18:00 às 19:00 - Palestra

“O jornalismo de Moda em BH, ontem e hoje”, com TITITA MOTTA

A jornalista de Moda, que desde 1980 cobre a moda mineira, vai contar um pouco de sua vasta experiência em reportagens sobre o mercado da moda em Belo Horizonte e o cenário atual para pautas de transparência na comunicação de marcas.

Teresa Cristina Motta, jornalista e publicitária, cobre o setor de moda desde os anos 1980. Colaborou para diversas publicações do mercado paulista. Entre elas a Vogue Moda e as revistas World Fashion e World Fashion Varejo (Link Editora). Em Belo Horizonte foi editora do caderno de moda do jornal Hoje em Dia, redatora em O Tempo e editora-chefe do semanário Pampulha. Passou ainda pela redação da revista Encontro, onde manteve coluna e foi responsável por edições especiais de moda, joias e decoração. Foi assessora de comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e lecionou na faculdade Cimo de graduação em moda a comunicação para o setor. Participou da equipe de redação e edição do livro Arte em Couro: a força empreendedora e a energia criativa da indústria de calçados e bolsas de Belo Horizonte, Belo Horizonte, BID, IEL FIEMG. Atualmente, produz conteúdo para sites, blogs e mídias sociais, e redação de argumento para seriados de televisão sobre os temas moda e sustentabilidade (Vídeo Design, Rio de Janeiro).

Local: Teatro de Bolso do MUMO

Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

19:00 às 21:00 – Aula Especial (Fashion Revolution BH/Movimento Quem Ama Não Mata)

“Roupas Subversivas & Feminismo”, com VALÉRIA SAID

A professora, jornalista e pesquisadora de Moda e Política, Valéria Said, vai ministrar aula e bate-papo com o público presente, relacionando roupas subversivas do século XVIII ao XX com o Feminismo. O objetivo é refletir como o dimorfismo sexual no vestuário – historicamente ligado ao controle social dos corpos femininos, endossou a ideologia que justificava (e ainda justifica) a constituição de papeis sociais subalternos para as mulheres.

Valéria Said é articulista e uma das organizadoras do Movimento “Quem Ama Não Mata”, que promove atividades político-culturais contra toda forma de violência à mulher, além de curadora de debates e conteúdo do Movimento Fashion Revolution BH, no qual é ativista desde 2015.

Local: Teatro de Bolso do MUMO

Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

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QUINTA-FEIRA - 25 de abril

14:00 às 17:00 Oficina

“Jeans Upcycling”, com SARAH ALMEIDA

A oficina tem por objetivo mostrar ao público alternativas simples e práticas de usar a técnica de upcycling em peças jeans e, assim, contribuir para aumentar a vida útil dessas roupas, ressignificando-as em novas criações autorais. A prática do upcycling nesse tipo de tecido é uma importante alternativa sustentável ao meio ambiente, tendo em vista que a produção de jeans é uma das que mais consome água e polui os recursos hídricos. Para participar da oficina é necessário levar: peça jeans, tesoura, agulhas, linhas, giz para roupas, alfinetes e fita métrica, canetas para tecido (preta, entre outras cores, se possível), tinta para tecido (cores diversas), estêncil, cola para tecido, botões, linha, fita crepe.

Sarah Almeida é formada em confecção de moda, pelo SENAI/MG, e produção de moda e desenhista de moda pelo SENAC/MG. Atua como produtora de moda e diretora criativa da sua própria marca, a Florent, desenvolvendo pesquisas e técnicas de confecção de peças a partir de outras, por meio do upcycling.

Local: Sala de Oficinas MUMO

Inscrições pelo Sympla

18:00 às 19:00 - Workshop

“Sustentabilidade & Rentabilidade”, com TELMA BARCELLOS

A empresária e fundadora da Modacad vai apresentar, de forma prática, alternativas para conectar sustentabilidade e rentabilidade à confecção e produção de Moda.

Telma Barcellos é criadora do Modacad App e responsável pelo desenho industrial de modelagem para diferentes tipos de corpo. Experiência em disseminar novas culturas na tecnologia e no comportamento disruptivo na indústria de confecção.

19:00 às 21:00 - Debate

“Moda & Transparência na Comunicação de Marcas”

Convidadas:

LORENA MARTINS - Jornalista (PUC-MG) e coordenadora do conteúdo impresso e digital de moda e beleza do jornal O Tempo e da Rádio Super Notícia. Também já colaborou para outras publicações de moda como as revistas Vogue, Quem e Veja BH, além de conteúdos para catálogos/guias de marcas.

LUCIANA DUARTE - Pesquisadora doutoranda em Engenharia de Produção (UFMG), desde 2007 contribui para o sistema da moda ética, disponibilizando pesquisas online, atuando como docente em faculdades, palestrante e consultora em Design e Engenharia para diversas empresas de vestuário, calçados, acessórios e joias.

NATALIE OLIFFSON - Coproprietária do Bureau de Comunicação e Moda, cofundadora do Movimento Savassi Criativa, articuladora e membro da Frente da Moda Mineira (FMM) e ativista do Movimento BH Capital da Moda.

Mediação:

VALÉRIA SAID - Jornalista (PUC-MG), professora de Ética, articulista e pesquisadora em Moda e Política. Mestra em Estudos Culturais Contemporâneos (FUMEC) e pós-graduada em Gestão Cultural (UNA). É uma das organizadoras do Movimento Quem Ama Não Mata e do Fashion Revolution Belo Horizonte.

Local: Teatro de Bolso do MUMO

Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

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SEXTA-FEIRA - 26 de abril

10:00 às 12:30 - Oficina

“Personal Shopper e o consumo de moda sustentável”, com LUIZA OLIVEIRA

Que contribuições o personal shopper tem a oferecer para o consumo de moda sustentável? É possível consumir de modo sustentável sem, necessariamente, escolher fornecedores ecofashions? Em parceria com a Ecole Supèrieure de Relooking (ECOLE BRASIL), Luíza Oliveira vai discutir estas e outras questões com os convidados.

Luiza Oliveira é docente do curso de Personal Shopper na Ecole Supèrieure de Relooking; graduada e mestre em comunicação e moda (PUC Minas), Consultora de Imagem com ênfase em Psicologia da Autoimagem (Ecole Brasil) e Personal Shopper (Oficina de Estilo - SP).

Local: Sala de Oficinas MUMO

Inscrições pelo Sympla

15:00 às 17:00 - Bate-papo e ação de styling

“Consumo Emocional e o Fast-Fashion”, com ANA ROSA

Após detalhar conceitos como consumo emocional e economia circular, a gestora de marcas e identidade corporativa, Ana Rosa, vai conversar com convidadas sobre as tendências e informações de moda contida em peças vintage e do streetwear, contrapondo ao consumo emocional e o fast fashion. O público terá participação ativa e está convidado a trazer um item de vestuário (camisa, sapato, bolsa, acessório, calçado, bolsa etc.), o qual servirá de base para novas propostas de looks, mostrando que o upcycling, o vintage e o hi-low podem ser alternativas afetivas e inteligentes para substituir um súbito desejo de consumismo. O objetivo é conscientizar o público de que cada ato de consumo vale como um ato político de sustentabilidade.

Convidadas:

BIANCA POPPI: Graduada em Design de Moda pela Universidade de Cuiabá. Há 5 anos criou o Brechó da Poppi (@brechodapoppi - http://www.brechodapoppi.com.br), onde customiza parte das peças com bordados, no intuito de dar novo ciclo de vida a peças de segunda mão, especialmente no estilo vintage.

NINA LANZA: Consultora de estilo

ANA ROSA: graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa, quando produziu monografia sob o título: "Emoção e Consumo: Um estudo de caso sobre a moda para Ronaldo Fraga.". Em mais de 10 anos atuando no mercado, percebe o quanto o ciclo evolutivo do branding e as novas formas de consumo podem impactar a indústria da moda.

Local: Teatro de Bolso do MUMO

Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

17:00 às 18:30 - Palestra

“Corpos revolucionários em consultoria de imagem”, com LUIZA OLIVEIRA

A rotulação e a metrificação dos corpos nas metodologias de análise corporal em consultoria de imagem reforçam os padrões estéticos da moda, impondo tipos e tamanhos ideais. É urgente uma revolução na moda. Mas como trabalhar com uma perspectiva mais acolhedora, que defende a liberdade de styling no uso de roupas e acessórios? Que enfrentamentos essa perspectiva traz na prática da profissão? São essas e outras questões que serão abordadas na palestra ministrada pela professora Luiza Oliveira.

A palestrante é fundadora da Plural Espaço de Moda, docente na Ecole Supèrieure de Relooking Brasil/BH, graduada e mestre em Comunicação e Moda (PUC Minas), consultora de imagem com ênfase em Psicologia da Autoimagem (Ecole Brasil) e Personal Shopper (Oficina de Estilo).

Local: Teatro de Bolso do MUMO

Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes.

19:00 às 21:00 - Debate

“Moda & Diversidade”

Convidadas:

BÁRBARA VANONI - Advogada em Direito da Moda, membro da Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB|MG e coordenadora da área de Fashion Law em Minas Gerais, pós-graduada em Comunicação Digital (PUC-MG), modelo, designer, produtora de moda e especialista em Fashion Business.

MAKOTA KIZANDEMBU - Formada em Design de Moda, cofundadora e presidenta da ANAMAB - Associação Nacional da Moda Afro Brasileira. Desde 2017, está Diretora de Políticas para Igualdade Racial na Prefeitura de Belo Horizonte – DPIR.

MARIANA SILVA - É repórter na Rede Minas, onde está à frente de uma coluna de moda que aborda assuntos que vai além do look do dia, o “Quadro da Moda”. Pós-graduada em Direção Criativa de Moda e mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa sobre corpos de mulheres com deficiência na mídia e como esses corpos afetam a sociedade.

Mediação:

VALÉRIA SAID - Jornalista (PUC-MG), professora, articulista e pesquisadora em Moda e Política. Mestra em Estudos Culturais Contemporâneos (FUMEC) e pós-graduada em Gestão Cultural (UNA). Estudiosa do Vintage Slow Fashion, um dos temas do livro que está escrevendo, sob viés político e filosófico da Moda.

Local: Teatro de Bolso do MUMO

Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

FASHION REVOLUTION BELO HORIZONTE 2019

Representante Fashion Revolution BH: LÍVIA MONTEIRO

Co-organizadora e curadora de debates e conteúdo: VALÉRIA SAID

Contato: fashionrevolutionbh@gmail.com