*É carnaval!* Lá vem o folião, O “Trem passou”,

*É carnaval!*

Lá vem o folião,

O “Trem passou”,

Então é carnaval “ e agora José?”.

Iniciei esse artigo fazendo uma pequena reflexão, o carnaval chegou e por anos este costume de pular e se divertir em Belo Horizonte tinha quase acabado. Os belorizontinos aqui não queriam ficar e deixavam a cidade quase deserta e iam curtir a folia em cidades vizinhas. 

Então, há alguns anos , os bloquinhos e marchinhas começaram a fomentar e trazer alegria e renda a cidade. O trem que deixamos passar e não aproveitamos voltou, e agora José?

 Como vamos preparar a cidade para a festa acontecer sem deixar problemas como depredação do patrimônio público, lixo espalhado nas vias, descontentamento e transtorno ao belorizontino?

A cidade aguarda 5 milhões de foliões, 80% das vagas de hotéis já estão reservadas. Este número impressionante é ótimo para a cidade, pois movimenta a economia com uma injeção de importante receita para fevereiro. Se cada folião gastar 200 reais, teremos um faturamento de 1 bilhão de reais, uma arrecadação em impostos de cerca de 120 milhões. O lucro resultante de quase 900 milhões voltará para a economia local como gasto no comércio da cidade.

Nós não podemos deixar esse trem passar, o belorizontino tem muito a ganhar com essa festa! Estive em uma reunião no bairro Castelo que receberá um dos maiores blocos da cidade. A pauta era o carnaval e a reunião foi organizada pela associação do bairro junto a PM. A reunião contou com a presença de 15 pessoas e o discurso da maioria de moradores e comerciantes era que o carnaval ali teria que acabar devido aos transtornos causados pelo evento.

Os argumentos eram: “Traz gente estranha para o bairro e depois podemos ser assaltados”,; “Ano passado teve sexo na minha porta”; “O pessoal usa a rua de privada”.

Na minha análise isso não é um problema do carnaval, é um problema de cidadania e respeito a liberdade individual, agravado pela falta de segurança pública, educação e consciência do cidadão. Cabe a nós belorizontinos, cobrar dos governantes que invistam nosso dinheiro de impostos no treinamento e na capacitação da polícia, na fiscalização eficaz e rígida, em campanhas de cidadania mostrando a importância da convivência em sociedade, do respeito ao patrimônio público e privado. Já aos pais e educadores cabe educar os jovens para respeitar o próximo e agir como cidadãos de bem.

E agora José? Não vamos deixar novamente o trem passar. Vamos trabalhar, organizar e mostrar para os foliões que BH tem o melhor carnaval do Brasil e que aqui temos liberdade com responsabilidade.

*Um abraço do Laguna! Bom carnaval a todos!*

https://instagram.com/christopher_laguna?igshid=1d7vjpzplz1xx

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.