Benefícios Da Atividade Fisica ao Ar Livre

A atividade física é classificada como um fator de proteção e promoção da saúde e esta relacionada a inúmeros benefícios como a redução de peso, melhora cardiovascular, redução de doenças crônicas, diminuição do risco de morte prematura, entre outros.

E infelizmente existe alta prevalência de inatividade física em uma para cada cinco pessoas ao redor do mundo. Além disso, é predominante em países urbanizados, dos quais ocorre principalmente em idosos e mulheres.

Nesse sentido, realizar atividades físicas regularmente é importante para restabelecer a saúde diante dos danos que a rotina estressante da atualidade causa nos indivíduos, sendo relevante aos três níveis de atenção à saúde, o primário, secundário e terciário.

Com o crescente aumento da construção de parques e praças públicas nas cidades, vem se valorizando a cada dia a utilização destes espaços para a prática de atividades físicas pela população em geral. Uma vez que esses locais são de fácil acesso e classificados como ambientes sociais de lazer e de manutenção da saúde.

Usufruir dos espaços públicos para a realização de atividades físicas faz com que se eleve a qualidade de vida da população, previna doenças, e aumente a socialização e a consciência ambiental dos indivíduos.

A prática de atividades físicas em áreas verdes e espaços públicos proporcionam a seus praticantes benefícios imediatos como normalização dos níveis de adrenalina e noradrenalina, dos níveis de glicose sanguínea e melhora na qualidade do sono; e a longo prazo como a diminuição da incidência de doenças músculos-esqueléticos, cardiovasculares e metabólicas.

A atividade física deve ser incentivada por meio de iniciativas tanto do poder público quanto do privado. É preciso levar em consideração as particularidades dos indivíduos, sejam elas financeiras e/ou sociais, disponibilizando alternativas acessíveis para a prática de atividades físicas ao ar livre, visando atingir coletivamente a busca por um estilo de vida mais saudável.

Alguns fatores são determinantes para a realização de atividades físicas pela população como influências sociais, políticas, culturais e econômicas, refletindo diretamente no nível de saúde destes indivíduos. É crescente na atualidade a conscientização da população sobre a importância da utilização de espaços públicos ao ar livre para a prática de atividades físicas e lazer, promovendo a convivência social e a preservação ambiental nos grandes centros urbanos.

Os parques públicos vêm se tornando uma referência em saúde, pois possibilitam a interação entre homem e meio ambiente, que associado à prática de atividades físicas geram benefícios sociais, físicos e psicológicos.

A prática de atividades físicas nestes espaços trazem pontos positivos aos praticantes, pois sem nenhum custo e com fácil acesso melhoram a qualidade de vida da população que reside próximo a estes locais, estimulando a socialização entre os usuários dos espaços e promovendo a sobrevivência ecológica nos centros urbanos.

Praças, áreas verdes e ciclovias são exemplos de espaços que possuem um papel importante na prática de atividades físicas ao ar livre, promovendo um estilo de vida mais ativo à população urbana.

Nestes espaços é possível observar uma grande variedade de tipos de atividades realizadas em diferentes níveis de intensidades e em diferentes faixas etárias.

Dentre as atividades físicas mais praticadas pelas pessoas nos espaços públicos ao ar livre está a caminhada, a corrida, ciclismo, treinamento funcional, vôlei de areia, futebol, andar de skate, entre outras.

A caminhada que é um exemplo de atividade física acessível que pode ser realizada em espaços públicos e áreas verdes, esta atividade não tem a necessidade do uso de equipamentos especiais e através dela é possível estimular a população a se tornar fisicamente mais ativa

Conclui-se que praticar atividades físicas ao ar livre evita o sedentarismo e de outros agraves à saúde, considerados sérios problemas para a saúde mental e física nos dias atuais. O educador físico tem um papel fundamental no incentivo desta prática visando à promoção da saúde da população em geral, realizando prescrições e orientações adequadas à individualidade de cada aluno, evitando possíveis lesões.

Observa-se também que, a falta de políticas públicas relacionadas ao incentivo à pratica de atividades físicas orientadas em parques públicos, pode estar relacionada a questões esportivas, políticas, culturais e sociais, de municípios que não promovem esta ação.

A Cidadela promove e apoia projetos e iniciativas direcionadas ao esporte e lazer levando a seus parceiros varias modalidades de atividades esportivas e culturais promovendo qualidade de vida para todos.

Nesse momento de isolamento lançamos um desafio virtual de caminhada, corrida e bicicleta em comemoração aos 66 anos do COPOM-PMMG com arrecadação de alimentos e uma campanha para promoção de doação de sangue junto aos nossos parceiros do #partiudoarsangue.

Convidamos a todos a participar com a gente nesse desafio do bem!

Juntos Somos Mais Fortes!

https://www.ticketagora.com.br/e/desafio-66-anos-copom-mg-32291

Venha participar conosco e trazer mais qualidade de vida para o seu dia a dia!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.