Coronavirus (covid-19) no Brasil e no mundo

A taxa de mortalidade do novo coronavírus (Covid-19) é de 3,74% neste sábado (14). No mundo, foram infectadas cerca de 150 mil pessoas, entre as quais 5.614 morreram.

Com isso, a mortalidade da doença é menor do que a da SARS (8%), uma síndrome respiratória aguda grave que se alastrou entre os anos de 2002 e 2004. No entanto, ela já é parecida com a da dengue (3,8%) e quase 2.800 vezes maior do que a da gripe comum (0,13%) ou 1.770 vezes maior do que a da gripe H1N1 (0,2%). Já a Mers, do mesmo grupo de doenças da Covid-19, conhecida como síndrome respiratória do Médio Oriente, teve taxa de mortalidade de 34%.

O Brasil foi de 121 para 200 casos de coronavírus entre sábado, 14, e domingo, 15, data da última atualização feita pelo Ministério da Saúde. Dos confirmados, a maioria (136) está no estado de São Paulo, que tem ainda outros 1.135 casos suspeitos. Ao todo, o Brasil tem 1.913 casos suspeitos e nenhum óbito registrado até agora.Globalmente, o número de pessoas que se recuperaram totalmente da doença já supera 70.000.

O grupo de risco de contágio do novo coronavírus inclui idosos, diabéticos e cardíacos. Para idosos, a taxa de letalidade da doença sobe para 15%, enquanto em jovens é menor do que a média, chegando a 0,5%.

Pesquisas preliminares sobre o vírus descobriram que ele pode permanecer em ambientes por até três dias e que os sintomas aparecem, em média, dentro de cinco dias após o contágio.

A economia global corre risco de recessão, uma vez que as atividades estão paralisadas diante da ameaça de saúde pública imposta pelo Covid-19. Apesar de não ser tão letal quanto a Sars, a doença já derrubou bolsas de valores do mundo todo, causou cancelamento de eventos de todo tipo e resultou em uma disparada de procura e preços do álcool em gel, uma vez que lavar constantemente as mãos é uma das orientações para evitar a infecção.

A doença passou a ser considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde, uma vez que ela já se propagou em diversos continentes.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.