Bairro Carlos Prates e a Criminalidade

Com o início das ações do CIDADELA no bairro Carlos Prates e região, também passaremos a abordar assuntos de segurança pública vivenciados por esta comunidade, buscando a origem das situações ilícitas bem como uma possível solução para tais problemas. 

O bairro Carlos Prates é um dos bairros mais antigos de Belo Horizonte, seu loteamento foi autorizado no ano de 1896 e quando foi instituído, tinha o propósito de abrigar construtores e trabalhadores da capital. Por se tratar de um bairro tipicamente residencial, fazer divisa com o centro da cidade e também por possuir diversas vias de acesso a outros bairros, passou a ser alvo de marginais, principalmente praticantes de furtos e roubos.

Tal situação se agravou a partir da décadas de 50 e 60, quando os bairros vizinhos, Bonfim e Lagoinha, se consolidaram como a zona boêmia da Capital atraindo para a região inúmeros bares, diversos prostíbulos, bebedeiras e confusões sem fim e, consequentemente, pessoas voltadas para as práticas criminosas. Para se ter uma noção, “pessoas de família” somente transitavam na região durante o dia, pois a noite era perigosa e imperava a perdição.

Atualmente, o Carlos Prates ainda se destaca nas estatísticas de furtos e roubos, mas agora por possuir muitas ruas sem a iluminação apropriada e também por estar sendo frequentado por diversos moradores de rua. O CIDADELA está atento a essas situações e tem como um dos seus objetivos ser uma ferramenta de auxílio às autoridades públicas na resolução destes problemas.  

A partir de agora o CIDADELA trará à tona os problemas de segurança enfrentados pelos moradores do Bairro Carlos Prates para que, juntos, busquemos as soluções e as realizemos no nosso cotidiano. 

Venha você também fazer parte do CIDADELA, afinal, juntos somos mais fortes.

Anderson Leitão – Policial Civil e integrante da Força Nacional de Segurança Pública – Governo Federal

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.