Cartilha Virtual da Polícia Civil Previne Crimes Virtuais

Cartilha Virtual da Polícia Civil Previne Crimes Virtuais

Devido a pandemia do Covid 19 e as orientações para evitarmos aglomerações e mantermos o isolamento social, as ruas da nossa Capital estão mais vazias. Consequentemente, os índices de violência dos crimes mais comuns, como por exemplo os crimes patrimoniais de furto e roubo, caíram consideravelmente. Por outro lado, os crimes virtuais, pelo fato de serem praticados à distância, tiveram um aumento expressivo.

Como a melhor maneira de evitar um crime é a prevenção, a Polícia Civil disponibilizou recentemente a cartilha “Golpe só se for contra o criminoso”. A informação é ferramenta fundamental para não sermos enganados e a cartilha foi criada no sentido de orientar a população sobre como agem os criminosos e o que não devemos fazer para nos tornarmos vítimas.

Os crimes virtuais não fazem distinção de classe social, situação econômica e localização geográfica, qualquer cidadão com acesso a internet pode se tornar uma vítima. Dados do Tribunal de Contas da União informam que cerca de dez por cento (10%) dos beneficiários do auxilio emergencial, ou seja, aproximadamente seis milhões de pessoas, podem ter obtido os valores através de fraudes.

A cartilha detalha diversas modalidades criminosas relacionadas à fraudes, como o golpe da carta de crédito contemplada, golpe do falso sequestro, golpe de leilão de veículos virtual, entre outros, e foi dividida em três tópicos, visando facilitar a consulta e o entendimento: golpes presenciais, golpes aplicados pelo telefone e também golpes perpetrados pela internet.

Vale a pena dar uma conferida no material e tomarmos conhecimento das novas táticas criminosas usadas para tentar nos enganar. Temos que estar sempre atualizados porque a criminalidade, por incrível que pareça, também evolui.

Link para acesso e download da cartilha – https://drive.google.com/file/d/1vtU0ObtUBjftH-9Q76BBkbiWaBwDpUL9/view

Site oficial da Polícia Civil de Minas Gerais – https://www.policiacivil.mg.gov.br/

Anderson Leitão, Policial Civil PCMG e integrante da Força Nacional de Segurança Pública/Governo Federal.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.