POLICIAIS DO BAIRRO CARLOS PRATES

Policiais do Bairro Carlos Prates

A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal são os agentes responsáveis pela segurança pública em Belo Horizonte e também se fazem presentes na nossa região. O objetivo dessas instituições, como um todo, é a preservação da tranquilidade e o bem estar dos moradores do nosso bairro. Patrulhamento das ruas, monitoramento de câmeras de segurança, diligências investigativas e a análise de estatísticas são algumas das ferramentas utilizadas para a redução dos índices de criminalidade e a consequente manutenção da paz social.

Pela nossa Constituição Federal, cabe à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais o policiamento ostensivo e a preservação da Ordem Pública. Seu papel é fiscalizar e coibir atividades ilícitas de forma imediata, prevenindo crimes e fazendo com que os cidadãos respeitem as leis. Por este motivo, devem trabalhar de forma visível e presente, sendo facilmente identificados pelo uso de fardas e de viaturas caracterizadas. Geralmente são os primeiros policiais que vão atender o cidadão e, por ser necessária a presença física para a inibição de ações criminosas, possuem o maior contingente. A Proteção do nosso bairro é feita pelo 34º Batalhão da Polícia Militar (21ª Cia) localizado na Avenida Américo Vespúcio, número 2391, Bairro Caiçara/BH, telefone 190.

Já a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, também conhecida como Polícia Judiciária, apesar de ter a missão de prevenção, tem como principal função a investigação e elucidação dos crimes, sejam tentados ou consumados. Por conta do trabalho investigativo, geralmente andam com roupas comuns e trabalham com viaturas descaracterizadas. São estes policiais que realizam perícias, colhem depoimentos e apresentam à Justiça os vestígios e informações necessárias para o julgamento e condenação de um infrator da lei. Fazemos parte da área de atuação da Delegacia Regional Noroeste/PCMG e é a 4ª Delegacia de Polícia Noroeste, situada na Avenida Pedro II, número 2180, bairro Carlos Prates, telefone 197, a responsável pelas investigações dos crimes perpetrados na nossa região.

Com relação a Guarda Civil Municipal, diferentemente da PMMG e da PCMG que são instituições do Governo de Minas, trata-se de um órgão do Governo do Município de Belo Horizonte. Tem a missão de manter a ordem pública, agir na defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva da Capital Mineira, motivo pelo qual também andam fardados e com viaturas caracterizadas. Também são os responsáveis pela guarda e defesa do patrimônio público dos Belo Horizontinos e se fazem presentes nas praças, parques e outros locais turísticos da cidade. Temos uma base da Guarda Municipal instalada no mesmo prédio da 4ª Delegacia de Polícia Civil, na Avenida Pedro II, número 2180, e também podem ser acionados pelos telefones 156 ou 3277-4241 e 3277-4355.

O CIDADELA é mais uma ferramenta de auxilio para as forças de segurança pública de Belo Horizonte e Minas Gerais. Além de buscarmos soluções para os problemas enfrentados no nosso dia a dia, também temos o objetivo de nos tornarmos um canal de comunicação entre o morador do bairro Carlos Prates e os policiais atuantes na nossa região.

Juntos somos mais fortes!

Anderson Leitão – Policial Civil e integrante da Força Nacional de Segurança Pública/Governo Federal

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.