CIDADES INTELIGENTES, INFRAESTRUTURA

CIDADES INTELIGENTES, INFRAESTRUTURA

E a cidade do futuro, como será?

Uma das grandes montadoras, a Toyota, vai construir um protótipo de cidade do futuro no Japão. O que parecia um futuro distante começa a ganhar forma. O anúncio foi feito pela montadora na CES 2020, em Las Vegas (EUA). A cidade funcionará como uma espécie de laboratório para a condução de testes com tecnologias que visam criar casas inteligentes, carros autônomos, robótica, inteligência artificial e novos produtos de mobilidade, entre outras inovações. 

O projeto, também chamado de Woven City (Cidade Tecida, em tradução livre), será erguido em uma área localizada na base do Monte Fuji, onde funciona uma fábrica de automóveis da marca. As obras devem começar até o final de 2021 e a ideia é que os primeiros moradores sejam funcionários da companhia com suas famílias, além de casais de aposentados, comerciantes, parceiros da empresa e cientistas. Conforme a evolução do projeto, a população inicial de 2 mil pessoas poderá aumentar.

Elaborada pelo arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, responsável, entre outros projetos, pelas sedes da Google em Mountain View e Londres, a cidade do futuro japonesa terá três tipos de ruas: para veículos rápidos, para motos/scooters e uma exclusiva para pedestres. Totalmente sustentável, a cidade terá edifícios feitos de madeira para diminuir a emissão de carbono; a energia elétrica será obtida a partir de geradores movidos a células de hidrogênio e painéis solares.

Robótica doméstica e sensores baseados em inteligência artificial também estarão presentes nas casas do futuro para verificar a saúde dos moradores e cuidar das necessidades básicas. Os deslocamentos serão feitos exclusivamente em veículos totalmente autônomos e com zero emissão de poluentes. Mais uma vez, a tecnologia se apresenta como uma importante ferramenta nesta construção do futuro.

Eu fico curioso pra ver tudo isso funcionar, e você?

Rodrigo Diniz Mascarenhas é um reconhecido empreendedor de sucesso que pretende usar todos os seus conhecimentos e experiências no mundo dos negócios e da tecnologia para contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

https://rodrigomascarenhas.com.br/

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.