COMPROMISSOS CIDADELA DE QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILIDADE ATÉ 2030

A CIDADELA tem como vocação e atua com o pensamento voltado para um futuro mais sustentável e tecnológico. Já demos passos importantes, mas agora iremos além. 

Assumimos compromissos que estão sendo implementados até 2030, com temas que estão alinhados a  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Desde nosso início, sustentabilidade, tecnologia, segurança e outras frentes fazem parte fundamental dos nossos negócios. Fazer mais com menos, reduzir impactos econômicos e ambientais, prezar pela qualidade de vida das pessoas , gerar impactos sociais positivos e garantir uma economia circular fazem parte do nosso dia a dia.

Para reforçar nossa responsabilidade com a agenda de Sustentabilidade e genuinamente demonstrar para toda sociedade nosso desejo de contribuir com o desenvolvimento sustentável, definimos compromissos que deverão ser alcançados até 2030, contribuindo desta forma com alguns objetivos da ONU.

ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). 

Um novo passo na jornada de sustentabilidade da Cidadela acaba de chegar.

Através da mais nova parceria Cidadela que iremos apresentar nesse inicio de 2021 entramos o ano com muitas novidades em varias áreas em que já atuamos e muitas outras que estão chegando para fazer toda diferença nesse novo ano que se inicia.

Vamos falar um pouco sobre o que vem por ai e como vamos impactar sua vida em vários sentidos .

Através de parcerias e muito estudo desenvolvemos algumas maneiras de trazer qualidade de vida e melhorias para seu dia a dia.

O projeto promove eventos de integração dos moradores da cidade com ações culturais e esportivas gratuitas.

Maneiras que entendemos que podem impactar sua vida e da sua comunidade transformando a realidade da sua região com uma simples ação de ocupação dos espaços públicos da cidade em parcerias com moradores e empresários locais gerando uma onda do bem com esporte e cultura para todos.

Maneiras essas que não só trazem qualidade de vida para sua saúde como também gera mais segurança para sua região.

Veja a importância de ocupar a cidade. A cidade é um lugar de encontro e ocupação. Estar presente nos espaços públicos é uma forma de resistir à violência e diminuir a segregação social. A falta de ocupação da cidade gera consequências como o esvaziamento dos espaços públicos.

Quando os espaços são bem ocupados, a violência diminui, porque todo mundo exerce uma espécie de vigilância coletiva. Quando não tem ninguém na rua, a gente não anda porque tem medo. Quanto mais pessoas nas ruas, nas calçadas, nos espaços, mais é possível criar um ideal de convivência e criar regras que não dependem só da vigilância”. 

Existem vários lugares em Belo Horizonte onde as pessoas estão criando maneiras criativas de fazer essa ocupação e nos do Cidadela podemos contribuir com essas atividades de muitas maneiras, percebe-se, inclusive, que não se precisa de muita coisa, nem muito investimento para que as pessoas possam ocupar. Às vezes basta a ideia e uma prática ser estimulada que ela mesmo vai se multiplicando”.

Montamos um calendário de ações que vão acontecer no decorrer do ano pela cidade com a participação direta da população onde vamos apresentar no decorrer do mês de janeiro muitas maneiras para poder curtir a cidade de uma forma mais saudável sempre respeitando as normas de distanciamento e com mais segurança para todos.

Outra das nossas ações que vão impactar sua vida é direcionada a sua segurança e de quem você ama.

Através da parceria entre a Cidadela,Ita24horas e fornecedores conseguimos algo nunca visto.

UMA NOVA REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS CHEGA A BELO HORIZONTE DO FUTURO COM SISTEMA DE MONITORAMENTO

Vídeo da importância da sua contribuição!

Câmeras inteligentes com monitoramento estão sendo implementadas em vários pontos da cidade sempre com a contribuição da população promovendo junto a sua residências e seus estabelecimentos, levando mais segurança para seus vizinhos e clientes como uma corrente do bem na região.

Com o crescimento dos comércios e dos condomínios residenciais nos vários bairros de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, cresce também a violência e a insegurança, problemas apontados como os principais das metrópoles. Um exemplo disso é o aumento dos casos de furtos de bicicletas em garagens de prédios de BH em 2020, de acordo com dados do Observatório de Segurança Pública/Reds/Sejusp.

O videomonitoramento possui diversos benefícios: além de ajudar a aumentar a segurança e a proteger o patrimônio de moradores e comerciantes, ajuda a monitorar o fluxo de pessoas para identificar possíveis atividades suspeitas, ajuda a inibir tentativas de furtos e arrombamentos, trabalha o monitoramento em tempo real de forma remota e viabiliza o armazenamento das imagens captadas.

Esses problemas se agravam também com a pandemia, tanto no lockdown quanto na reabertura gradual do comércio, por meio do aumento dos furtos, do arrombamento de lojas e da destruição dos equipamentos, causando grandes prejuízos financeiros.

Com o sistema implantado no estabelecimento ou residência, qualquer situação anormal provoca o acionamento do alarme junto a Central de Monitoramento, de responsabilidade da empresa de Segurança Eletrônica ITA 24 Horas, que aciona os órgãos de Segurança Pública. Durante esse processo, são usados equipamentos de alta tecnologia para levar segurança aos moradores e comerciantes do bairro e também para que esse acionamento seja feito da forma mais rápida possível.

Vídeo de alguns locais em funcionamento da nova rede de vizinhos protegidos!

Dentro do conceito de Cidade Inteligente, o Cidadela promove a segurança da comunidade por meio da Internet das Coisas, um conceito que traz a internet para dentro da rotina e do dia a dia da sociedade, facilitando a vida e até mesmo aumentando a acessibilidade a essa ferramenta tão necessária para o desenvolvimento social. 

A adesão ao projeto piloto do videomonitoramento do Cidadela leva em consideração a viabilidade da ideia, a redução de custos para o Poder Executivo da Câmara Municipal e a otimização do trabalho policial e está sendo viabilizada por meio da disponibilização de câmeras pela parceria com a ITA 24 Horas e empresários locais que já estão aderindo a nova rede de vizinhos protegidos da cidade.

Cidades mais dinâmicas, inteligentes, integradas e colaborativas: esse é um objetivo cada vez mais almejado pelas sociedades em todo o mundo. Mas diferente do que se pensa, essa ideia não está muito longe da realidade dos belorizontinos e nossa meta e transformar a cidade na capital mais segura do pais.

Outra das nossas prioridade é pensando em quem mais precisa e esta em situação vulnerável que se agravou mais ainda nesse período de pandemia .

Promovemos ações que podem gerar doações em muitos sentidos em vários nichos diferentes como doação de sangue, resgates e doações de animais de rua, roupas e alimentos como já promovemos pela cidade arrecadando toneladas de alimento e agasalhos que foram doados a instituições sem fins lucrativos e moradores de rua apoiando e atuando diretamente para um lugar melhor para todos.

O objetivo do Cidadela é resgatar a cidadania da nossa população, colaborando para que possam vivenciar a cidade como é de direito. 

Pensando em um mundo melhor e sustentável a mais nova parceria Cidadela vai promover muita economia, sustentabilidade e impacto ambiental para a população de Belo Horizonte.

Iremos apresentar no decorrer do mês de janeiro a mais nova parceira Cidadela especialistas em energia sustentável.

O que é energia sustentável?

A energia sustentável é a energia obtida a partir de recursos inesgotáveis e, por definição, é a energia que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras. Exemplos de energia sustentável são a energia solar, eólica e hídrica.

Quando pensamos em energia e sustentabilidade, devemos considerar a importância da união desses dois fatores nos dias atuais. Desta forma, a utilização de fontes de energia renováveis é fundamental para que as gerações futuras não sejam afetadas, uma vez que os recursos não se esgotam e estão disponíveis gratuitamente.

Com a utilização desta fonte é possível diminuir o consumo de energia termelétrica, por exemplo, que são caras e, assim, economizar na conta de luz.

Buscamos bem como o fomento por parte de parcerias com o objetivo de levar sustentabilidade pela cidade gerando economia para comerciantes, residências e  indústrias de pequeno e médio porte de Belo Horizonte, buscando estimular e popularizar a produção desta fonte de energia na cidade.

O projeto Cidadela foi criado em Belo Horizonte e tem como objetivo criar uma cidade mais integrada, sustentável e segura por meio da conexão entre população e comércio, de forma a realizar melhorias em segurança, esporte, cultura e lazer por meio do aplicativo e da plataforma on-line.

O Cidadela pretende levar as tecnologias e as parcerias criadas para diversos bairros da capital e da Região Metropolitana, melhorando a vida dos moradores, profissionais liberais e das pequenas empresas com o menor custo possível para o contribuinte. Assim, o projeto consegue criar cidades e bairros inteligentes com ajuda da própria comunidade.

O Cidadela, junto aos moradores e órgãos públicos busca “estabelecer normas de ordem pública e interesse social local que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos”. Garantindo à sociedade o direito “à infra-estrutura urbana, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer”.

Para saber mais acompanhe nosso site e redes sociais e dos nossos parceiros e fique por dentro de tudo que acontece e como podemos mudar sua rotina e do seu bairro. 

Juntos Somos Mais Fortes !

Alberto Francis Tadeu Reis

CEO Cidadela

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.