VIII Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

VIII Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Oportunidade para os jovens solistas da capital mineira! A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes – APPA, divulga o edital para realização do VIII Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. A premiação vai contemplar instrumentistas, e, pelo terceiro ano consecutivo, um jovem regente. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 15 de março, por meio de preenchimento de formulário online disponível no site da FCS. Em seguida, o candidato deve enviar os documentos necessários para finalizar a inscrição para o endereço de e-mail: jovens.solistas@appa.art.br.

 

As audições serão realizadas de 28 a 30 de março, no Palácio das Artes. Os resultados serão divulgados até o dia 2 de abril, e estarão disponíveis nos sites da Appa e da Fundação Clóvis Salgado. Como prêmio, os vencedores participarão das edições especiais das séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto, com regência de Roberto Tibiriçá, ao lado da Orquestra Sinfônica. As apresentações serão realizadas no Grande Teatro Palácio das Artes, em 14 e 15 de abril.


Na modalidade Instrumentista, o concurso é destinado aos naipes Cordas (Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Harpa, Violão e Piano), Madeiras (Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote) e Metais (Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba). Já a modalidade Jovem Regente destina-se a alunos que estejam cursando a matéria em alguma universidade ou estudando com algum professor de reconhecida experiência. O candidato deverá comprovar uma das duas situações e demonstrar preparo suficiente para desenvolver as atividades das provas eliminatórias.

 

A banca de avaliação para todas as modalidades terá como presidente o maestro Roberto Tibiriçá, regente da OSMG nos anos de 2010 a 2013 e titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música.

07/02/2020 às 00:00 horas

Palácio das Artes Av. Afonso Pena, 1537 Centro - Belo Horizonte/MG