CURSO ONLINE DE INTRODUÇÃO EM MINDFULNESS PARA A REDUÇÃO DO ESTRESSE E EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES DIRIGIDO A PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO CONTEXTO DA COVID-19

CURSO ONLINE DE INTRODUÇÃO EM MINDFULNESS PARA A REDUÇÃO DO ESTRESSE E EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES DIRIGIDO A PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO CONTEXTO DA COVID-19

CURSO ONLINE DE INTRODUÇÃO EM MINDFULNESS PARA A REDUÇÃO DO ESTRESSE E EQUILÍBRIO DAS EMOÇÕES DIRIGIDO A PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO CONTEXTO DA COVID-19

A pandemia da COVID-19 surpreendeu o mundo, dentre vários desafios, com uma demanda massiva de atendimento a pacientes altamente infecciosos necessitando de isolamento e de cuidados intensivos. Trata-se de uma enfermidade ainda muito pouco conhecida pela ciência. Em consequência dessa complexa realidade, uma sobrecarga significativa, tanto física quanto psíquica, vem acometendo a categoria dos profissionais de saúde que se apresentam na linha de frente desse enfrentamento, levando a manifestações de estresse, ansiedade e esgotamento emocional.

Diante desse contexto, justificam-se iniciativas que se proponham a oferecer a esses profissionais as melhores condições de tralho possíveis, bem como todo o suporte para a preservação de sua própria saúde física e mental. Com a oferta deste curso, o NUMI - Núcleo de Mindfulness pretende contribuir, de forma pontual, nessa direção.


Trata-se de um curso online, gravado (assíncrono), de seis semanas de duração, voltado à redução do estresse e equilíbrio emocional, baseado em mindfulness e oferecido gratuitamente pelo NUMI durante o período crítico enfrentamento da COVID-19 no Brasil.

 

PÚBLICO ALVO

Profissionais da saúde que estejam efetivamente atuando no enfrentamento da COVID-19 no Brasil.

 

OBJETIVO

Contribuir com a preservação da saúde mental dos profissionais de saúde através da redução do estresse, desenvolvimento da capacidade de foco e concentração, aumento da capacidade de autorregularão emocional e de relacionamento interpessoal, favorecendo o crescimento pessoal, o trabalho em equipe e o aumento do bem-estar.

 

APRESENTAÇÃO

Mindfulness, que tem sido traduzida para o português como Atenção Plena ou Consciência Plena, pode ser compreendida como a habilidade de se estar consciente em relação ao momento presente, que é experimentado de forma aberta e sem pré julgamentos.  É a habilidade de perceber o que ocorre em nossos pensamentos, em nossos sentimentos e no nosso corpo de uma forma clara, objetiva, serena e não reativa, isto é, sem nos deixar levar automaticamente por esses eventos mentais e/ou sensações e sem reagirmos imediatamente a eles.

A prática da consciência plena, ou mindfulness, pode ser desenvolvida através da meditação e de exercícios informais cotidianos e tem sido cada vez mais utilizada como instrumento para lidar com o estresse e aumentar a capacidade de foco atencional, ao mesmo tempo em que promove um aumento do bem-estar.

Nas últimas décadas a meditação, que tem uma história milenar em muitas culturas, passou a receber uma abordagem científica e os seus benefícios são cada vez mais comprovados por meio de evidências. Anualmente são publicados milhares de trabalhos que demonstram como a meditação atua modificando o funcionamento e a estrutura do sistema nervoso e como pode ser aplicada em áreas que vão, por exemplo, da saúde à educação, passando ainda pelo ambiente corporativo.

As diferentes formas de meditação, despidas de seu caráter religioso ou esotérico podem ser aprendidas e praticadas em um contexto totalmente laico pois visam, em última análise, treinar a capacidade de atenção voluntária, modificando a maneira como o cérebro lida não só com a atenção, mas também com outras funções, levando a uma alteração na própria maneira como as pessoas se situam no mundo.

No passado recente foram criadas várias intervenções baseadas em um conjunto de estratégias psicoeducativas nas quais se insere a uma proposta específica de meditação: mindfulness. O sucesso alcançado por esses programas despertou o interesse científico e as pesquisas vieram demonstrar seus benefícios para os indivíduos sujeitos ao estresse e às situações impactantes do cotidiano, que caracterizam a sociedade moderna e, particularmente, o momento atual.

A consciência plena muda a maneira de nos situarmos no mundo, permitindo-nos sentir e atuar com mais clareza em todos os momentos em que nos posicionamos com mais presença. Ela impulsiona não só nossa capacidade de nos percebermos melhor, mas também permite que percebamos melhor aos outros que nos rodeiam.  Mindfulness desenvolve a capacidade de empatia e de compaixão, o que nos leva ao melhor relacionamento interpessoal e a um aumento da chamada inteligência emocional, fator extremamente importante, principalmente para os envolvidos na área do atendimento à saúde.

Para mais informações sobre esta iniciativa, gentileza acessar: http://nucleonumi.com.br/prof-saude-covid19/

04/06/2020 às 12:00 horas

http://nucleonumi.com.br/prof-saude-covid19/