Semana Fashion Revolution - Belo Horizonte

Semana Fashion Revolution - Belo Horizonte


PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Semana Fashion Revolution Belo Horizonte 2019


Mostras Expositivas de 23 de abril a 12 de maio

- “Feminicídio, bordando a resistência” (COLETIVO LINHAS DO HORIZONTE) & “A Chita e o Feminismo” (MOVIMENTO QUEM AMA NÃO MATA)

O Coletivo Linhas do Horizonte vai expor o varal bordado à mão, “Feminicídio, bordando a resistência”, que trará o nome de mulheres que tiveram suas vidas ceifadas, vítimas do feminicídio, além de outros dados bordados. A mostra é uma parceria com o Movimento Quem Ama Não Mata, que também exibirá seu estandarte, feito à mão com fuxicos, lamê, flores, franjas vintage e colagens de chita e cristais, ilustrando o texto “A Chita e o Feminismo”. A temática faz parte da agenda de políticas públicas de gênero do Fashion Revolution Brasil 2019.

- “Transparência: o custo real de um look”, por FASHION REVOLUTION BH

A exposição “Transparência - o custo real de um look” vai apresentar peças de diferentes marcas que fazem parte do cenário da moda sustentável local. A mostra visa a repensar os processos de consumo inteligente e consciente, evidenciando as novas linguagens de produção e aquisição das roupas. Por meio de tags abertas, o público poderá verificar os custos reais de fabricação e venda, a fim de refletir sobre a importância da transparência na comunicação das marcas, com o público e os fornecedores.

Stylist: JULIANO SÁ (Editor e Produtor de Moda. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Fumec. Atualmente assina campanhas, editoriais de moda e de produtos para empresas de moda, publicidade e propaganda e veículos do setor).

- “Ternitura: um costume para leveza”, por JOÃO FREDERICO ALMEIDA

O projeto propõe o entendimento da vestimenta como um suporte portátil e sustentável, no qual se inserem narrativas que são estabelecidas pelas experimentações com o material e com a expressão dos fenômenos da nossa realidade. A partir da fermentação do kombuchá, a celulose bacteriana obtida é entendida como uma potência para se estabelecer uma relação íntima entre “técnica-usuário-objeto”.
João Frederico Almeida é designer de Produto pela Escola de Design da UEMG. Pauta sua pesquisa em uma busca pelo limiar entre Moda e Arte, compreendendo a vestimenta como um suporte reflexivo dos processos de subjetivação e de nosso desenvolvimento histór

- “Toda Matéria é Matéria”, por EMANUEL LUCAS

A exposição coloca o insumo, matéria-prima, como o ator principal na produção de tipologias de produtos e demonstra como um base produtiva artesanal consegue absorver insumos de descarte e significá-los.
Emanuel Lucas é designer e artesão, graduado em design de produto pela UEMG. Atualmente, trabalha em um centro de design automotivo e desenvolve peças autorais em seu próprio ateliê (Ateliê MaCraft).

***
TERÇA-FEIRA - 23 de abril


16:00 às 20: 00 horas – Ação Entre Roupas

Ação de Troca de Roupas na Varanda do Mumo 1º andar
Curadoria: MAIANA CAVALCANTI

Vista de novo a peça do outro! Assim como você, sua roupa ainda tem muita história para contar pra muita gente!! Por isso, não tenha medo de desapegar e venha viver essa nova experiência de consumo! Traga até 3 peças de roupas que estejam paradas em seu armário, mas em bom estado de conservação e venha trocar por outras peças estilosas!! Vamos vestir essa ideia e tecer uma moda sustentável e afetiva com looks criativos!!

Maiana Cavalcanti é fundadora do Projeto Muda. uma empresa de moda inteligente, multiplicidade e transformação. graduada em Relações Internacionais (UNI-BH), Consultoria de Imagem (Daniela Amado imagem e comunicação), Produção de Moda (Escola São Paulo) e aprendiz do corte centesimal.


11:00 às 12:00 horas Palestra


“Est(Ética) da Moda Contemporânea”, com SANDRA MAIA


Ética e estética são conceitos opostos? Por meio de um bate-papo descontraído sobre moda e linguagem, em tempos de redefinição, Sandra Maia vai mostrar as conexões entre ética e estética no campo da Moda.

Sandra Maia é designer formada pela UEMG, pós graduada em Direção Criativa em Moda (Universidade Una) e mestranda pela UEMG. Atua na área de moda e sustentabilidade desenvolvendo pesquisas, consultorias e palestras.


14:00 às 17:00 horas Oficina

“Modelagem Zero Waste”, com SANDRA MAIA


A técnica da modelagem zero waste (resíduo zero) não é recente, origina-se desde os tempos em que o tecido era artigo de luxo e a roupa era pensada para ser aproveitada completamente. A oficina vai disponibilizar conhecimentos básicos sobre essa antiga técnica, no contexto da sustentabilidade e da economia criativa, com o objetivo de exercitar novas formas de fazer e pensar a roupa, sem o desperdício de tecido em seu método de corte. Para participar da oficina, você vai precisar de: régua, esquadro, lápis de desenho, borracha e tesoura.


Local: Sala de Oficinas MUMO
Inscrições pelo Sympla


17:00 às 18:15 Roda de Conversa


“Desafios dos Negócios Colaborativos na Moda”, com FERNANDA GOMES


Empresários que possuem diferentes negócios colaborativos na moda discutem sobre os desafios e as tendências de mercado, comportamentos dos usuários, tipos de consumidores e inovação nos modelos de negócio.

Convidados:

LUISA JUNQUEIRA - Gestora de negócios e CEO da Casa Juta

TAISA LOPES - CEO do Coworking em Casa

TÂNIA ARAUJO - Pedagoga, consultora de imagem e CEO do Nuideas

POLIANA BITTENCOURT E MARCO BRASIL - Sócios da Fixbitt

Facilitadora:

FERNANDA GOMES - Publicitária, CEO da Selletiva e Idealizadora da Feira Inquieta

Local: Teatro de Bolso do MUMO
Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes


18:30 às 20:00 - Palestra


"A invenção da cultura: do confronto de si mesmo à moda ética”, com LUCIANA DUARTE


A fundadora do site Ethical Fashion Brazil/Moda Ética, Luciana Duarte, doutoranda em Engenharia de Produção, fará uma palestra sobre a invenção do eu, invenção da sociedade, confronto, criação e destruição da cultura. Também vai abordar a cultura entendida como natureza, além da moda como expressão cultural e de si mesma, problematizando o confronto da ética da moda.

Luciana Duarte é expert em ecotêxteis, engenharia reversa, produção mais limpa, projeto de fábrica, projeto de trabalho e processos de desenvolvimento complexos. Líder em projetos beneficentes de alto impacto e reconhecimento social em Belo Horizonte, como “The Street Stor” e “Pimp My Carroça/Pimpex BH”, para moradores de rua e catadores de recicláveis.


Local: Teatro de Bolso do MUMO
Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes


***
QUARTA-FEIRA - 24 de abril


10:00 às 12:00 - Palestra


“Aplicações de wearables electronics no vestuário”, com NATACHA LAMOUNIER


Na palestra, será apresentado o conceito de “wearables electronics” (tecnologia vestível) e seus princípios tecnológicos aplicáveis à moda. Em seguida, serão mostrados outros componentes eletrônicos que podem participar do vestuário, como sensores, atuadores, fio condutor, entre outros. Será apresentado o case Roupa Wearable Technology, que se movimenta em resposta a um sensor manual.
Natacha Lamounier é pesquisadora em Arte Digital, graduada em Engenharia de Materiais, pelo CEFET, e formanda em Design de Moda, pela UFMG. Atualmente trabalha com Wearables Electronics pensados em uma relação do corpo com a arte e a tecnologia.

Local: Teatro de Bolso do MUMO
Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes


18:00 às 19:00 - Palestra

“O jornalismo de Moda em BH, ontem e hoje”, com TITITA MOTTA

A jornalista de Moda, que desde 1980 cobre a moda mineira, vai contar um pouco de sua vasta experiência em reportagens sobre o mercado da moda em Belo Horizonte e o cenário atual para pautas de transparência na comunicação de marcas.

Teresa Cristina Motta, jornalista e publicitária, cobre o setor de moda desde os anos 1980. Colaborou para diversas publicações do mercado paulista. Entre elas a Vogue Moda e as revistas World Fashion e World Fashion Varejo (Link Editora).Em Belo Horizonte foi editora do caderno de moda do jornal Hoje em Dia, redatora em O Tempo e editora-chefe do semanário Pampulha. Passou ainda pela redação da revista Encontro, onde manteve coluna e foi responsável por edições especiais de moda, joias e decoração. Foi assessora de comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e lecionou na faculdade Cimo de graduação em moda a comunicação para o setor. Participou da equipe de redação e edição do livro Arte em Couro: a força empreendedora e a energia criativa da indústria de calçados e bolsas de Belo Horizonte, Belo Horizonte, BID, IEL FIEMG. Atualmente produz conteúdo para sites, blogs e mídias sociais, e redação de argumento para seriados de televisão sobre os temas moda e sustentabilidade (Vídeo Design, Rio de Janeiro).

Local: Teatro de Bolso do MUMO
Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

19:00 às 21:00 – Aula Especial (Fashion Revolution BH/Movimento Quem Ama Não Mata)


“Roupas Subversivas & Feminismo”, com VALÉRIA SAID


A professora, jornalista e pesquisadora de Moda e Política, Valéria Said, vai ministrar aula e bate-papo com o público presente, relacionando roupas subversivas do século XVIII ao XX com o Feminismo. O objetivo é refletir como o dimorfismo sexual no vestuário – historicamente ligado ao controle social dos corpos femininos, endossou a ideologia que justificava (e ainda justifica) a constituição de papeis sociais subalternos para as mulheres.

Valéria Said é articulista e uma das organizadoras do Movimento “Quem Ama Não Mata”, que promove atividades político-culturais contra toda forma de violência à mulher, além de curadora de debates e conteúdo do Movimento Fashion Revolution BH, no qual é ativista desde 2015.

Local: Teatro de Bolso do MUMO
Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes


***

QUINTA-FEIRA - 25 de abril


14:00 às 17:00 Oficina


“Jeans Upcycling”, com SARAH ALMEIDA

A oficina tem o objetivo de mostrar ao público alternativas simples e práticas de usar a técnica de upcycling em peças jeans e, assim, contribuir para aumentar a vida útil dessas roupas, ressignificando-as em novas criações autorais. A prática do upcycling nesse tipo de tecido é uma importante alternativa sustentável ao meio ambiente, tendo em vista que a produção de jeans é uma das que mais consome água e polui os recursos hídricos. Para participar da oficina é necessário levar: peça jeans, tesoura, agulhas, linhas, giz para roupas, alfinetes e fita métrica, canetas para tecido (preta, entre outras cores, se possível),tinta para tecido (cores diversas), estêncil, cola para tecido, botões, linha, fita crepe.

Sarah Almeida é formada em confecção de moda, pelo Senai/MG, e produção de moda e desenhista de moda pelo Senac/MG. Atua como produtora de moda e diretora criativa da sua própria marca, a Florent, desenvolvendo pesquisas e técnicas de confecção de peças a partir de outras, por meio do upcycling.

Local: Sala de Oficinas MUMO
Inscrições pelo Sympla


18:00 às 19:00 - Workshop

“Sustentabilidade & Rentabilidade”, com TELMA BARCELLOS

A empresária e fundadora da Modacad vai apresentar, de forma prática, alternativas para conectar sustentabilidade e rentabilidade à confecção e produção de Moda.
Telma Barcellos é criadora do Modacad App e responsável pelo desenho industrial de modelagem para diferentes tipos de corpo. Experiência em disseminar novas culturas na tecnologia e no comportamento disruptivo na indústria de confecção.

19:00 às 21:00 - Debate


“Moda & Transparência na Comunicação de Marcas”


Convidadas:


LORENA MARTINS - Jornalista (PUC-MG) e coordenadora do conteúdo impresso e digital de moda e beleza do jornal O Tempo e da Rádio Super Notícia. Também já colaborou para outras publicações de moda como as revistas Vogue, Quem e Veja BH, além de conteúdos para catálogos/guias de marcas.


LUCIANA DUARTE - Pesquisadora doutoranda em Engenharia de Produção (UFMG), desde 2007 contribui para o sistema da moda ética, disponibilizando pesquisas online, atuando como docente em faculdades, palestrante e consultora em Design e Engenharia para diversas empresas de vestuário, calçados, acessórios e joias.


NATALIE OLIFFSON - Coproprietária do Bureau de Comunicação e Moda, cofundadora do Movimento Savassi Criativa, articuladora e membro da Frente Mineira da Moda e ativista do Movimento BH, Capital da Moda.

Mediação:

VALÉRIA SAID - Jornalista (PUC-MG), professora de Ética, articulista e pesquisadora em Moda e Política. Mestra em Estudos Culturais Contemporâneos (FUMEC) e pós-graduada em Gestão Cultural (UNA).

Local: Teatro de Bolso do MUMO
Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

***

SEXTA-FEIRA - 26 de abril


10:00 às 12:30 - Oficina

Personal Shopper e o consumo de moda sustentável, com LUIZA OLIVEIRA

Que contribuições o personal shopper têm a oferecer para o consumo de moda sustentável? Seu trabalho atual está orientado apenas para as marcas ecológicas? É possível consumir de modo sustentável sem, necessariamente, escolher fornecedores ecofashions? Em parceria com a Ecole Supèrieure de Relooking (ECOLE BRASIL), Luíza Oliveira vai discutir estas e outras questões com os convidados.

Luiza Oliveira é docente do curso de Personal Shopper na Ecole Supèrieure de Relooking; graduada e mestre em comunicação e moda (PUC Minas), Consultora de Imagem com ênfase em Psicologia da Autoimagem (Ecole Brasil) e Personal Shopper (Oficina de Estilo - SP).

Local: Sala de Oficinas MUMO
Inscrições pelo Sympla


14:00 às 17:00 - Bate-papo e ação de styling

“Consumo Emocional e o Fast-Fashion”, com ANA ROSA

Após detalhar conceitos como consumo emocional e economia circular, a gestora de marcas e identidade corporativa, Ana Rosa, vai conversar com convidadas sobre as tendências e informações de moda contida em peças vintage e do streetwear, contrapondo ao consumo emocional e o fast fashion. O público terá participação ativa e está convidado a trazer um item de vestuário (camisa, sapato, bolsa, acessório, calçado, bolsa etc), o qual servirá de base para novas propostas de looks, mostrando que o upcycling, o vintage e o hi-low podem ser alternativas afetivas e inteligentes para substituir um súbito desejo de consumismo. O objetivo é conscientizar o público de que cada ato de consumo vale como um ato político de sustentabilidade.

Convidadas:

BIANCA POPPI: Graduada em Design de Moda pela Universidade de Cuiabá. Há 5 anos criou o Brechó da Poppi (@brechodapoppi - http://www.brechodapoppi.com.br), onde customiza parte das peças com bordados, no intuito de dar novo ciclo de vida à peças de segunda mão, especialmente no estilo vintage.

NINA LANZA: Consultora de estilo

ANA ROSA: graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa, onde produziu monografia sob o título: "Emoção e Consumo: Um estudo de caso sobre a moda para Ronaldo Fraga.". Com mais de 10 anos no mercado, percebe o quanto o ciclo evolutivo do branding e as novas formas de consumo podem impactar a indústria da moda.

Local: Teatro de Bolso do MUMO
Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

17:00 às 18:30 - Palestra

“Corpos revolucionários em consultoria de imagem”, com LUIZA OLIVEIRA

A rotulação e a metrificação dos corpos nas metodologias de análise corporal em consultoria de imagem reforçam os padrões estéticos da moda, impondo tipos e tamanhos ideais. É urgente uma revolução na moda! Mas como trabalhar com uma perspectiva mais acolhedora, que defende a liberdade de styling no uso de roupas e acessórios? Que enfrentamentos essa perspectiva traz na prática da profissão?

Luiza Oliveira é fundadora da Plural Espaço de Moda, docente na Ecole Supèrieure de Relooking Brasil/BH, graduada e mestre em Comunicação e Moda (PUC Minas), consultora de imagem com ênfase em Psicologia da Autoimagem (Ecole Brasil) e Personal Shopper (Oficina de Estilo).


Local: Teatro de Bolso do MUMO
Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes.

19:00 às 21:00 - Debate

“Moda & Diversidade”


Convidadas:

BÁRBARA VANONI - Advogada em Direito da Moda, membro da Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB|MG e coordenadora da área de Fashion Law em Minas Gerais, pós-graduada em Comunicação Digital (PUC-MG), modelo, designer, produtora de moda e especialista em Fashion Business.

MAKOTA KIZANDEMBU - Formada em Design de Moda, cofundadora e presidenta da ANAMAB - Associação Nacional da Moda Afro Brasileira. Desde 2017, está Diretora de Políticas para Igualdade Racial na Prefeitura de Belo Horizonte – DPIR.


MARIANA SILVA - É repórter na Rede Minas, onde está à frente de uma coluna de moda que aborda assuntos que vai além do look do dia, o “Quadro da Moda”. Pós-graduada em Direção Criativa de Moda e mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa sobre corpos de mulheres com deficiência na mídia e como esses corpos afetam à sociedade.

Mediação:
VALÉRIA SAID - Jornalista (PUC-MG), professora, articulista e pesquisadora em Moda e Política. Mestra em Estudos Culturais Contemporâneos (FUMEC) e pós-graduada em Gestão Cultural (UNA). Estudiosa do Vintage Slow Fashion, um dos temas do livro que está escrevendo, sob viés político e filosófico da Moda.

Local: Teatro de Bolso do MUMO
Atividade gratuita, mediante retirada de senha 30 minutos antes

FASHION REVOLUTION BH
Representante Fashion Revolution BH: LÍVIA MONTEIRO
Curadora de debates e conteúdo e co-organizadora do FR BH: VALÉRIA SAID
Contato: fashionrevolutionbh@gmail.com

22/04/2019 às 13:00 horas

rua da Bahia 1149 (Museu da Moda de Belo Horizonte)

Palestrantes

Lívia Monteiro

Lívia Monteiro

Empresária, Diretora de Marketing do Cidadela, blogueira no Bonitonas e Representante Local em Belo Horizonte do Fashion Revolution.